terça-feira, 5 de julho de 2022

Tico-tico

 Zonotrichia capensis

14-15 cm

GÊNERO ARREMON Inclui pássaros florestais, com padrão colorido chamativo, vivem no chão ou a baixa altura. Em geral não há mais de uma espécie em uma dada área.

Comum, de ocorrência ampla em áreas abertas, capoeirinha e arredores, de habitações humanas, inclusive em cidades; ausente das baixadas costeiras da Bahia e N do Espirito Santo. Uma das aves mais queridas e conhecidas do Brasil. Até2500 m de altitude. Rajado de marrom e preto por cima, com cabeça cinza e preta (macho com cristinha arrepiada) e gola ferrugem na nuca, contrastante; asa com duas faixas branco-sujas. Branco-sujo por baixo, com manchinha preta e ferrugínea dos lados do peito. Jovem mais rajado, sobretudo por baixo, com ao menos um vestígio de ferrugem na nuca. Manso, saltita e alimenta pelo chão, em casal ou grupinhos. faz ninho em touceiras de capim, às vezes em vasos com folhagens; é a espécie mais parasitada pelo chupim. Canto agradável, uma série curta e variável de assobios musicais, que pode ser interpretado de várias formas, como "bença tio, tio, tio" pu "manda chuva, meu deus". Enquanto se alimenta, dá um "tic" constante, de onde vem o nome popular. Em muitas regiões é perseguido como "ave de gaiola", tornando-se raro.

Citação: Citação: Aves do Brasil Mata Atlântica do Sudeste - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.


AVES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário