segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Açai

 Euterpe oleracea Mart.

Familia Palmae (Arecaceae)


Nomes populares - açaí, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, piná, uaçaí, açaí-do-pará, juçara (MA)


Características morfológicas - Altura de 10-20 m, com tronco múltiplo. (entouceirada), de 10-20 cm de diâmetro, uma touceira chega a ter até 25 plantas. Folhas em numero de 10-12 contemporâneas, de 2 m de comprimento. Espádice (cacho) em numero de 3-8 por planta.

Ocorrência - região Amazônica até a Bahia, na floresta pluvial de luagres úmidos (mata ciliar)

Madeira - Moderadamente pesada, mole, racha com facilidade, de baixa durabilidade em ambientes externos.

Utilidade - A madeira é utilizada apenas localmente para construções rústicas, caibros, barrotes, ripas, etc. Os frutos são muito apreciados pelas populações amazônicas para o fabrico do "vinho de açaí" que é um complemento básico na alimentação das classes populares. A cabeça ou "palmito" é também muito apreciado, porém utilizado principalmente pela indústria de conservas. Os frutos são também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros. É palmeira altamente ornamental, e muito utilizada em paisagismo na região norte do país.

Informações ecológicas - Planta perenifólia, heliófita, higrófita, ocorrendo em terrenos alagados e várzeas úmidas de estuários e matas abertas da região amazônica. Sua frequência no Baixo Amazonas chega a ser de tal ordem a formar populações homogêneas. Sua regeneração é extraordinariamente grande, a despeito da voracidade que vem sendo abatida pelas indústrias de palmito. Produz quase o ano inteiro grande quantidade de sementes amplamente disseminadas pela avifauna.

Fenologia - Floresce quase o ano inteiro, porém predominando nos meses de setembro-janeiro. A maturação de seus frutos, em consequência, verifica-se também durante a maior parte do ano, com maior intensidade, entretanto, nos meses de julho-dezembro. 

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhe-los no chão após a queda. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura, não havendo necessidade de despolpa-los. Um quilograma de frutos assim obtidos contém aproximadamente 720 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é geralmente curta.

Produção de mudas - Colocar os frutos para germinação, logo que colhidos, em canteiros ou diretamente em;  recipientes individuais contendo substrato arenoso enriquecido com bastante material orgânico, cobri-los com uma leve camada de substrato e irrigar diariamente. A emergência ocorre em 30-60 dias. O desenvolvimento das  mudas, bem como das plantas no campo é lento.

Citação - Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi.


Planta que introduzi no Parque ambiental.

ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 67


PALMEIRAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário