Picmnus cirratus
10 cm
FÊMEA
PICA-PAUS-ANÕES Minúsculos e delicados, de cauda curta, formam um grupo inconfundível, bem diferentes dos demais pica-paus vivem sobretudo em mata e outros ambientes arborizados; uma espécie (pica-pau-anão pintado) habita também caatinga. A taxonomia de várias espécies não está bem resolvida.
Comum, a baixa e média alturas em mata, capoeira, pastos com árvores e arvoredo plantados, às vezes em restingas, do SE da Bahia a São Paulo, onde alguma sobreposição com o pica-pau-anão-de-coleira, parece estar em expansão geográfica para o sul. Ao menos até 1600 m de altitude. Muito parecido com o anterior, diferindo pela ausência de colar ocre. Compare com o pica-pau-anão escamado, escamado por baixo, e não barrado (às vezes juntos no O de São Paulo, talvez hibridizando); no S da Bahia, compare também com o pica-pau-anão-de-pintas-amarelas. Comportamento e voz como do pica-pau-anão-de-coleira.
Citação: Aves do Brasil Mata Atlântica do Sudeste - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.
MACHO
Observação - Atingi a marca de 300 espécies, diferentes de aves registradas no município de Arceburgo-MG. São registros feitos com fotos, ou gravação de cantos das aves. De vez em quando consegui fazer os dois tipos de registros. Estas informações do Site WikiAves. Portanto, no Blog já são 92 espécies postadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário