quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pé-vermelho

Amazonetta brasiliensis  38-40 cm

Muito comum de ocorrência ampla em brejos, lagoas e alagados.
É o pato mais frequente na região. pernas vermelhas.
O macho é marrom com o bico vermelho e face., lados do pescoço e garganta branco sujos; peito ocráceo, flancos com pintas pretas. A fêmea tem o bico cinza e duas manchas brancas, acima e adiante do olho; face e lado do pescoço mais claros. Em voo macho e fêmea tem na asa uma grande área verde-azulada iridescente, com um triângulo branco nas secundárias. Rabadilha parda, contrastando com a cauda escura.
Difícil de confundir. Vive em grupinhos ( até 12 aves), em que sempre há 2 machos, reconhecidos pelo bico vermelho; o padrão vistoso das asas é caracteristico. As vezes descansa em margens descampadas, com irerês ou marrecas-caboclas, mas em geral seus bandos ficam à parte. Alimenta-se mariscando com o bico na agua rasa. Voo rápido, baixo e reto. O chamado á assobio agudo,"suíu" ou "su-it", repetido constantemente, em geral em voo; dá também um grasnado.
cit.Aves do Brasil-Pantanal & Cerrado-John A.Gwynne-Robert S.Ridgely-Guy Tudor-Martha Argel
Foto identificada pelos nossos amigos do wikiaves, Eduardo Franco, J.Augusto Alves, Evandro Santos,  Milton Bueno, Jair Dikman, Adilson C.Constantini e José R.Santos.
Foto que tirei dos dois , nadando, no Parque Ambiental.
Macho - Adulto.

Aves de Arceburgo - Número 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário