sábado, 11 de agosto de 2012

Capivara

Hydrochoerus hidrochaeris

Ordem Rodentia

Com cerca de 2.000 espécies em todo mundo, os roedores representam quase a metade dos mamíferos, constituindo a maior ordem da Classe, com cerca de duas vezes mais  especies que os morcegos. Roedores ocorrem  naturalmente em quase todos continentes exceto a Antártida, e eles foram introduzidos em ilhas, como a Nova Zelândia. Sua caracteristica mais marcante é seus dentes incisivos, o nome da ordem vem do verbo latino rodere , que significa "roer".

SUBFAMÍLIA
HYDROCHOERINAE
Esta Família representada unicamente pela espécie do maior roedor do mundo, Hydrochoerus hidrochaeris Linnaeus, 1776, conhecida popularmente como Capivara, que pode facilmente ultrapassar 60 quilos. Existem também da mesma família os mocos que são roedores maiores com aproximadamente um quilo, possuindo o colorido dorsal cinza claro.


Gênero Hydorchoerus
Brisson, 1762 - capivara
A pelagem é longa e grossa, com coloração marrom-avermelhada para o cinzento nas partes superiores e marrom-avermelhada nas partes inferiores.
Possui quatro dedos nas patas dianteiras e três na traseira, os quais são providos de membranas interdigitais. O comprimento total em indivíduos completamente adultos varia entre 106,5 e 134 cm, a altura média na cernelha entre 50 e 62 cm e a massa corporal entre 35 e 65,5 kg. São herbívoras, comendo de preferência capins de ambientes aquáticos, e também frutos e brotos. São de hábitos aquáticos, vivendo sempre próximo de rios e lagos, onde ao menor perigo, se lançam na água e mergulham.


Ocorrem em todo Brasil e distribui-se amplamente desde a América Central (Panamá), leste da Colômbia, Venezuela, Guianas, partes amazônicas do Equador, Peru e Bolívia, Paraguai, Uruguai e no nordeste da Argentina. Na região Nordeste é uma espécie muito rara por causa da caça para consumo da carne, gordura e couro, são mortas também porque se alimentam do milho em  plantações, sendo a única região do Brasil que estão extintas na maior parte dos municípios. Os grupos variam de 3 a mais de quarenta indivíduos adultos, com uma macho dominante facilmente reconhecido devido a presença de uma protuberância nasal, a glândula supranasal. Os machos marcam seus territórios esfregando a glândula em arbustos e árvores, a qual secreta uma substância pastosa.
 A reprodução ocorre uma vez ao ano, em condições favoráveis podem ter duas ninhadas por ano e o período de gestação dura de 16 semanas, após o qual nascem em média quatro filhotes, e o tamanho da ninhada varia de um a oito. Em algumas áreas do Sudeste e Sul do Brasil estão com suas populações em desequilíbrio por falta de predadores, e chegam a causar prejuízos em lavouras.
São excelentes nadadoras e podem permanecer submersas por vários minutos. Habitam os mais variados tipos de ambiente, desde matas ciliares a savanas sazonalmente inundáveis até 500 m de distância da água.
Cit.Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist


As capivaras são mais ativas partir da 16 horas até o início da noite, mas podem estar ativas a qualquer hora do dia, especialmente na estação chuvosa.
Fiz estas fotos  as 17,49 horas em dezembro, combinando com a narrativa do autor, ou seja na hora/mês que elas estão mais ativas.


Fiz esta foto em ambiente de Mata Ciliar, quando as Capivaras notaram minha presença, entraram no rio e desapareceram.


BICHOS DE ARCEBURGO - NUMERO 5

Esta semana no exterior nosso Blog foi visto na Rússia.

No Brasil nas queridas cidade de: Nova Lima-MG, Marília-SP, Maceió-AL, Ji-Paraná-RO e Seropédica-RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário