segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Instituto Moreira Salles



O Instituto Moreira Salles é uma organização sem fins lucrativos fundada por Walther Moreira Salles em 1990. É administrada pela família Moreira Salles e tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais atuando principalmente em cinco áreas: fotografia, literatura, biblioteca, artes plásticas e música brasileira.
Parte dos acervos fotográficos, literários, musicais e de artes plásticas estão disponíveis para consulta no site da instituição [1], assim como em seus centros culturais, espalhados pelo Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Poços de Caldas), quatro Galerias (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre). Possuí ainda, Reservas Técnicas nas áreas de Fotográfica, Música, Biblioteca e Pinacoteca [2] - localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um canal de rádio na internet.[1]
Algumas características diferenciam o IMS de outras instituições culturais privadas do Brasil e do exterior. Uma delas diz respeito à sua forma direta de intervenção: contrapondo-se à prática do mecenato tradicional, a instituição prefere atuar fundamentalmente em iniciativas que ela própria concebe e executa. Outro fator que singulariza a atuação do Instituto Moreira Salles é a prioridade que ele confere a projetos de médio e longo prazos, o que significa escapar da fugacidade dos eventos, desenvolvendo programas regulares voltados para a formação e o aprimoramento do público.
Uma terceira característica do IMS decorre da circunstância de contar com centros culturais localizados em três estados brasileiros – um em São Paulo, dois em Minas Gerais (em Belo Horizonte e Poços de Caldas) e um no Rio de Janeiro, que abriga também a Reserva Técnica Fotográfica, Literária e Musical; o que lhe permite operar de maneira integrada.
Considerados em seu conjunto, o Instituto Moreira Salles é um dos maiores complexos privados dedicados à cultura e às artes no Brasil.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Código: SN126
Carmem Miranda, década de 1940
Fotografia: Jean Manzon / Acervo CEPAR Consultoria

Código: P004TF076622
Dia da inauguração (vista do palácio do Congresso Nacional), 1960
Crédito: Thomaz Farkas/ Acervo Instituto Moreira Salles 
Código: 010DFCA21008
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em construção, ou Catedral de Brasília, em construção, c. 1959
Brasília, DF
Crédito: Marcel Gautherot/ Acervo Instituto Moreira Salles 
Código: P004TF076513
Dia da inauguração (presidente Juscelino Kubitschek), 1960
Crédito: Thomaz Farkas/ Acervo Instituto Moreira Salles

Conheço estes dois espaços. O de Poços de Caldas-Mg além de cultural , aconchegante, o bom café mineiro, complementa a visita. O do Rio de Janeiro a beleza do local, paisagismo, trabalhos de Roberto Burle Marx e me chamou atenção a sala do cinema, na lateral se avista belos jardins, e uma plantação de bambus.
Algumas das imagens da Exposição de O Cruzeiro e As Construções de Brasília.
Contei com a colaboração e gentileza da Nathalia Pazini, do IMS de São Paulo.

No Exterior nosso Blog foi visto, nesta semana, em Bangladesh.
No Brasil nas cidades de: Santo Angelo-RS,  Solanêa-PA, Santos-SP e São João Del Rei-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário