terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jardim Botanico Plantarum

 JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM
NOSSO LEMA É “CONHECER PARA PRESERVAR”.

Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira.
Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.
Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas realizadas pelo Instituto Plantarum e parceiros, destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção.
Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil, e se sentiu motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto originado de sua pesquisa.
Em 1998, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora adquiriu como sede, uma área de 10 hectares, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação.
Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, foi fundado o Jardim Botânico Plantarum, que é uma organização não governamental, de caráter privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos são o estudo e a preservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.
Desde então o número de associados e apoiadores vem aumentando, e atualmente o Jardim Botânico Plantarum conta com mais de 50 associados, o que colabora para o desenvolvimento de diversos projetos, dentre os quais: conservação de espécies ameaçadas, intercâmbio de acervo vivo com outros jardins botânicos, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e o Programa de Educação Ambiental.
Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 3500 espécies vegetais, predominantemente de plantas nativas do Brasil.
O Jardim Botânico Plantarum é reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos e nossa atuação colabora para os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.
Aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum está apto a estabelecer diversas parcerias com pessoas físicas, empresas, poder público e outras instituições
(JBP - Quem somos)


Vista parcial: a beleza dos lagos, muito verde, jardins bem desenhados.


'Ninfa' - Por: Mello Witkowski Pinto - Bronze - 2009
Planta aquática: Vitória-régia - Família Nympharaceae - Origem: Itacoatiara - AM


A água cristalina, carpas coloridas, uma  linda ponte.


Coleção de Cactos


Foto com Harri Lorenzi em 2004, antes de aqui se tornar o Jardim Botânico Plantarum de fato.
Com ele e com seus livros aprendi a amar mais as árvores. Se aqui em Arceburgo já temos em torno de 200 espécies de árvores nativas plantadas, algumas até nas calçadas da cidade, seus livros foram parte desta fonte de  inspiração


Nesta semana no exterior o Blog foi visto na Alemanha.

No Brasil  nas cidades de: Curitiba-PR, Cássia-MG, Caxias do Sul-RS e Espirito Santo do Pinhal-SP.

Um comentário:

  1. Jéssica Pires jessica.rosap@hotmail.com5 de setembro de 2012 às 17:46

    Muito legal, em Florianópolis/SC ainda não temos um jardim botânico... A cidade necessita mas em breve teremos (tomara!) Muito lindo o de vocês... Gostaria de participar do Seminário (ainda mais com o Lorenzi hehehe) porém como estudante de Biologia fica difícil... :) Muito sucesso! Beijos!

    ResponderExcluir