sábado, 25 de agosto de 2012

Girassol

Helianthus annuus

Família das compostas, de grande capitulo amarelo.
É uma planta anual da família das Asteraceae.

Origem
América do Norte,  Estados Unidos

CURIOSIDADES/HISTÓRIA
É um planta que fascina o ser humano, quer seja pela sua beleza, ou por buscar a luz solar, com mais expressividade do que outras plantas.
Inicialmente, os girassóis foram plantas  cultivada pelos povos indígenas para alimentação.
O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.
O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.

UTILIZAÇÃO
 Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado.
Desde as sementes, as flores e os ramos.
Serve de alimento para de várias especies de aves.
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.
Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.
As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.

Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.

Fiz esta foto numa plantação a beira da rodovia, da cidade de Pirassununga-SP.


CULTIVO
O cultivo do girassol  é simples.
* O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
* Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
* O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
* Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
* Adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
*Quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.



Fiz esta foto para retratar bem o Heliotropismo.




Em biologia, são os  movimentos de plantas ou animais sésseis, ou de alguns dos seus órgãos em direção a ao sol. O heliotropismo é um tipo de fototropismo, resposta de um organismo a uma fonte de luz.

Por que o girassol acompanha o movimento do Sol?

Todas as plantas, não apenas o girassol, se curvam de acordo com o movimento do sol, em maior ou em menor grau. Esse fenômeno é o conhecido heliotropismo. Não só os raios solares mas qualquer tipo de luz que incida sobre as plantas ativa um hormônio de crescimento chamado acido indolilacético (AIA), produzido pelas células jovens localizadas nas folhas .” Os raios do sol, ao incidirem lateralmente., iluminam um dos lados da planta com maior produção de AIA. Por isso um lado se desenvolverá mais. Tal crescimento desigual faz a planta pender para o lado contrario do sol. Com o movimento solar, é sempre a mesma face que permanece iluminada e o girassol o acompanha. Já a flor propriamente dita nada tem a ver com essa movimentação. Com o peso, ela se inclina para o lado que pender o caule”, explica o botânico Gilberto Kerdauy da Universidade de São Paulo. A noite, na ausência de luz para estimular o crescimento, a planta volta à sua posição normal.
(Super Interessante)



Foto que fiz no espaço da Secretaria de meio Ambiente


Foto que fiz no trevo de Arceburgo, do lado esquerdo, no sentido de quem vem de Guaxupé-MG/Monte Santo de Minas. Plantamos um maçico do Girassol-mexicano, ai um bando do Periquito-rei, fez a festa.

GIRASSOL NAS ARTES/CULTURA
Van Gogh pintou sete telas de girassóis quando de sua estadia na cidade de Arles, ao sul da França.

FILME
OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA
Com um estilo próprio, o cineasta Vittorio de Sica, dirige este memorável filme que narra a saga de uma mulher apaixonada em busca do marido desaparecido no front durante a Segunda Guerra Mundial. De Sica (Duas Mulheres, de 1960) gosta de retratar os dramas da vida sem rodeios – não reveste a personagem daquele heroísmo que desperta no público a sensação de aparente imortalidade.

O drama é aberto com imagens de girassóis e ao som da marcante melodia de Henry Mancini, que propiciam um clima de renascimento e esperança, mesmo depois das cinzas da guerra e suas irrecuperáveis perdas. É neste ambiente que Giovanna (Sophia Loren – El Cid, de 1961) deixa a bela Itália e sai em busca de Antonio (Marcello Mastroianni), que, oficialmente, é dado como perdido (morto) nos campos da Rússia. Ela não cansa de repetir: “Ele está vivo.” E está. Na esperança de encontrá-lo, percorre belíssimas plantações de girassóis, que com suas flores amarelas cobrem o outrora campo de batalha, trazendo a superação da morte e unindo seres humanos
que no passado se digladiaram.
Nesta semana no Exterior nosso Blog foi visto em Hong Kong.
No Brasil cito algumas das queridas cidades: Altamira-PA, Apucarana-PR, Bauru-SP e Campinas-SP_.

Nenhum comentário:

Postar um comentário