quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jararaca

Bothrops moojeni

É conhecida por jararaca ou caiçaca
Trata-se de uma serpente venenosa de hábitos noturnos que se alimenta de rãs e roedores quando jovem e roedores quando adulta. Ocorre aproximadamente do centro do Estado de São Paulo até o Mato Grosso. Esta espécie é a principal causadora de acidentes ofídicos do centro oeste brasileiro. Seu veneno faz parte do "pool" do soro antibotrópico.
Cobras - Brasil: 40 especies são peçonhentas.
Menos de 20% das cobras conhecidas no País são peçonhentas.
As 40 especies, divididas em dois grupos - crotalíneos(Jararaca, Cascavel e Surucucu) e elapíneos (Coral verdadeira), fazem perto de 20 mil vitimas por ano.
Jararacas: São encontradas em todo o País e responsáveis por 88% dos acidentes registrados. Existem mais de 30 variedades, que apresentam diferentes cores e desenhos. Quando adulta seu tamanho varia de 40 centímetros a dois metros. Sua cauda é lisa. Outras denominações: caiçaca,jararacuçu cotiara, cruzeira, urutu, jararaca-do-rabo-branco, surucucurana.


Foto que fiz perto do Rio da Onça.


Animais peçonhentos: Serpentes
Serpentes são animais vertebrados que pertencem ao grupo dos repteis. Seu corpo é coberto de escamas, que lhes confere um aspecto as vezes brilhante, às vezes opaco, ou ainda uma aspereza quando tocadas. As serpentes como outros repteis não conseguem controlara temperatura do seu corpo, por isso são chamados de ectotérmicos ou, mais popularmente, animais de sangue frio. Isso implica que ao tato elas pareçam frias, pois sua temperatura é muito próxima à do ambiente em que elas se encontram.
As serpentes podem ser classificadas em dois grupos básicos: as peçonhentas, isto é, aquelas que conseguem inocular seu veneno no corpo de uma presa ou vitima, e as não peçonhentas. No Brasil ambos os tipos podem ser encontradas nos mais diferentes habitat, inclusive em ambientes urbanos.
Cit. Série Didática - Instituto Butantan
Identificação da especie
Marcelo Ribeiro Duarte - CRBio 06891/01-D
Laboratório de Coleções Zoológicas
Instituto Butantan


Nosso Blog este semana, no exterior, foi visto em Angola.
No Brasil nas cidades de: Bertioga-SP, Campina Grande-PA,Curiúva-PR e e Campestre-MG.


BICHOS DE ARCEBURGO - NUMERO 6
COBRAS DE ARCEBURGO - NUMERO 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário