terça-feira, 23 de outubro de 2012

Árvores petrificadas

Mata - Rio Grande do Sul - Brasil
Área - 299,70 km²
População - 5.579  habitantes, 3.052 zona rural e 2.527 zona urbana.
Altitude - 103 acima do nível do mar.
Distancia da capital - 315 km.

MATA: CIDADE DA PEDRA QUE FOI MADEIRA

Eu estava no Sitio Burle Marx, em Guaratiba-RJ, quando em um canto notei um pedaço de uma árvore petrificada. Quis saber a origem, e a bióloga a Suzana Bezerra disse quem era da Mata-RS, pesquisei e agora que compartilho com vocês. Veja a foto que fiz abaixo.


Um mapeamento feito há alguns anos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral identificou 17 afloramentos de árvores petrificadas, em campos e bairros das cidades gaúchas de Santa Maria, Mata e São Pedro do Sul, com as seguintes áreas, muitos dos quais de fácil acesso para os turistas e estudiosos interessados:

MATA: 23 hectares no distrito de Demétrio Ribeiro, de 10 a 12 quilômetros da cidade; 116 hectares ocupando quase toda a área urbana da sede do município e arredores, em boa parte já depredados, incluindo-se aí o Jardim Paleobotânico, de três hectares, adquirido pela Universidade de Santa Maria para preservação de uma área intocada. Ainda em Mata foi localizado o afloramento de São Rafael, com nove hectares, em distrito próximo à sede, onde se encontra muito pouca coisa no topo de uma coxilha;

A melhor visualização, todavia, ocorre em Mata, em decorrência de uma maior depredação dos afloramentos.


O turista poderá visitar o Jardim Paleobotânico e os cenários artificiais criados em praças, muros de casas e nas calçadas das ruas, que foram repletos de troncos retirados dos locais de ocorrência.

Foi um padre, Daniel Cargnin, quem lançou em Mata a idéia de encher a cidade com troncos de madeira petrificada, depredando os sítios arqueológicos. A administração municipal da época gostou da idéia e começou a estimular os moradores a fazerem os muros de suas casas com as madeiras petrificadas, dando, inclusive, a mão-de-obra; colocou troncos ao lado de postes, árvores, e fez três praças com as velhas árvores petrificadas, retiradas do leito de rios, matos e pastagens da região.

Na Praça Nossa Senhora da Medianeira, logo na entrada da cidade, existem alguns troncos de grande espessura, um deles em pé e outro, muito extenso, com um galho lateral e observando-se os resíduos das raízes.



Na Praça Martimiano Eggres da Costa, defronte à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, há outro tronco de grande porte, com onze metros de comprimento e um de espessura, sustentado por colunas de concreto.


A outra praça com troncos de madeira petrificada é a Santo Brugalli, no centro da cidade, onde também há uma escadaria em madeira petrificada que termina no topo de um morro. Entre essa praça e a Igreja Matriz ainda há a escadaria da Gruta Nossa Senhora de Lurdes, com 129 degraus em madeira petrificada.


Em todos os locais os troncos estão seccionados, mesmo onde foram preservados no ambiente. Em nenhum afloramento estão em pé. Aliás, em todo o mundo, somente existem troncos de madeira petrificada, em pé, nos Estados Unidos, mas sem a quantidade observada em Mata e São Pedro do Sul. Em menor quantidade também podem ser encontrados na Patagônia, no extremo-sul da Argentina; e em áreas muito pequenas e distantes uma da outra em São Paulo, Amazonas e Ceará, mas sem qualquer caracterização de floresta.

www.riogrande.com.br/turismo/mata_mapeamento.htm





Fotos e colaboração: Jéferson Saurin, Secretário de Turismo. Hoje Mata-RS, é conhecida em vários países do mundo. E  nosso blog ajudará ainda mais a divulga-la, já que no exterior o blog foi visto em mais de 60 países, alguns com seguidores assíduos.

Cidades do Rio Grande do Sul onde o Blog já foi visto: Candelária, Caxias  do Sul, campo Novo, Dois Irmãos, Gravataí  Ivoti, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis  Porto Alegre, Passo Fundo, São Leopoldo, Santo Ângelo, Santa do Livramento, Santa Maria e  Taquara,







Nenhum comentário:

Postar um comentário