sábado, 27 de outubro de 2012

Espaço plantas medicinais



Na Secretaria Meio Ambiente, criamos este espaço, para de inicio ser usado para divulgação, conhecimento, educação ambiental, estudos. O Espaço conta com 54 especies de plantas medicinais: Manjericão, arruda, erva-cidreira, boldo-rasteiro, amora-miúra, porrete, citronela, boldo-liso, boldo-do-chile, arnica, panacéia, babosa, transsagem, estragão, hortelã-maçã....

ONDE SE PRETENDE CHEGAR COM TAL PROJETO:

PROGRAMA NACIONAL PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS
O Ministério da Saúde coordena a implementação, o monitoramento e a avaliação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que estabelece as ações para as diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Saiba mais sobre o tema e as atividades desenvolvidas nesta área.
Para saber mais acesse: Portal da Saúde.




Quem não se valeu do chá feito pela mãe, ou avó na infância.
Quem não fez uso do hortelã, erva-cidreira, caninha do brejo, camomila.
Quem não tomou uma chazinho após um dia estafante.
Já numa fase mais adiante pensamos que poderia ser expandido, com acompanhamento de um farmaceutico e num ultimo estágio ser usado na cidade com apanhamento de um médico especializado.
O espaço já é muito visitado por escolas da nossa cidade e de Mococa-SP, também alunos aproveitam do espaço para fazer trabalhos escolares. Algumas pessoas procuram para fazer uso, e sempre informamos que não se deve usar sem acompanhamento e prescrição médica
Panaceia - Solanum cernuum - arbusto do Brasil, dela se faz uso das folhas, raízes foto que fiz da planta no espaço -
Carqueja - Baccharis trimera - Subarbusto perene nativo do Sul e Sudeste do Brasil -
É muito usada na medicina caseira,  o que era feito pelos nosso indígenas, no tratamento de va´rias doenças.
Fiz a foto no espaço medicinal, que fica do lado do espaço apícola, e a abelhas esta visitando-a também para colher seu alimento, a natureza é perfeita.
 Bálsamo - Sedum dendroideum - Origem América do Norte e México, é largamente usada na medicina caseira.
O Bálsamo também é ornamental veja a beleza das suas flores  nesta foto, que fiz também no nosso espaço

vista parcial do projeto.


SEG, 16 DE AGOSTO DE 2010 15:45
Imprimir

Objetivo da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS é fomentar a produção de fitoterápicos no país


Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus), composta por 71 espécies. A ideia é orientar pesquisas e estudos, com o objetivo de ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Dentre as espécies medicinais de interesse do SUS, estão algumas já usadas pela sabedoria popular e agora confirmadas cientificamente, como a alcachofra (para distúrbios de digestão), a aroeira da praia (para inflamação vaginal) e a unha-de-gato (para dores articulares). 
De acordo com a legislação sanitária brasileira, fitoterápicos são os medicamentos obtidos exclusivamente a partir de matérias-primas vegetais. Os fitoterápicos utilizados pelo SUS (derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes) são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a segurança da população. 
Das 71 espécies da lista do SUS, oito já foram aprovadas e estão sendo distribuídas na rede pública de saúde: alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, guaco, isoflavona da soja e unha de gato.
O viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas também comercializa algumas das espécies da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS. São elas: pata de vaca, mulungu, pitanga, jurubeba, goiaba, aroeira pimenteira e ipê roxo. Para mais informações, acesse www.clickmudas.com.br ou ligue para (43) 3324-7551.
Confira a lista de plantas medicinais de interesse do SUS:







4 comentários:

  1. Oi Ademir
    Obrigado por compartilhar.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem, divulgue também a Miconia albicans uma planta medicinal que tem tratado muita gente de artrose e dores articulares - Esta planta é popularmente conhecida como Canela de Velho na Bahia

    ResponderExcluir
  3. oi me chamo ivam mario gostaria de saber se possivel ,e envie a semente dessa carqueija, aqui temo diferente das da ir. ivan.mario@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan
      Não sou mais Secretário de Meio Ambiente de Arceburgo-MG.
      Entre em contato com eles para ver esta possibilidade.
      abs

      Excluir