quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jardineiro

Jardineiro - Individuo que trata de jardim ou sabe jardinagem.
Aurélio Buarque - Pequeno Dicionario da Língua Portuguesa.
Assim é definido, para aquele que prepara a terra, como ninguém.
Costumo dizer que o jardineiro, já faz o jardim só com o preparo da terra. Ali já tem formas, desenhos, vida.
Mãos calejados, sol, chuva, vento lá esta ele: preparando um cova, colocando o adubo, podando, e geralmente não aparece, ficam nos bastidores.
Aqui em Arceburgo, todos projetos meus, nos dias  de evento costumo leva-los. E os chamo  para ocuparem posição de destaque. Nesta sexta-feira, dia da ave estarei repetindo isto, no Espaço Augusto Ruschi, onde eles plantaram 650 plantas que atraem Beija-flores.

Licinho esta comigo há mais de cinco anos Nos projetos que fazemos, ele sempre leva sementes de flores no bolso. Me diz esta é para abelhas, aquele para o sabiá, outra para a borboleta, e por ai vai. Este tem o cheiro da terra.
No nosso espaço de plantas medicinais, pelo zelo, cuidado, do Licinho a Mirra ficou assim.

Baianinho, o jardineiro de Roberto Burle Marx, esta no sitio há mais de 40 anos. Tive a honra de tirar esta foto com ele. Tenho "inveja" dele, por ter estado, por perto do nosso patrimônio, Roberto Burle Marx.Quanto lição de vida, sabedoria ele viu ouviu do mestre. Muito além do jardim.
Foto feita no Sitio Roberto Burle Marx- Barra da Guaratiba-RJ
Quantos jardins, saíram de suas mãos.
Mas Burle Marx, ao deixar seu  sitio para a Humanidade entre suas exigencias, uma delas foi de que não se mexesse com o Baianinho. Ele deveria continuar trabalhando lá, e até hoje estaque o Baianinho, por ali ficasse.
 João Batista Pereira esta comigo em quase tudo que faço de Meio Ambiente.
Agora cuida do Parque Ambiental, cuida das plantas, dos patos, marrecos, tartarugas.
Uma vez eu estava plantando 100 arvores em uma Praça, o chão estava duro,seco.
Enquanto fui em uma fazenda atraz de um trator com o furador, e retornei ela já tinha feito com uma cavadeira quase todas covas. Veja a beleza do`Parque que ele cuida.
A mão de quem faz brotar flores. Flores e jardins que alegram e enfeitam mansões, palácios e até casebres.

Escolhi esta foto para simbolizar o meu respeito e apreço ao Jardineiro. Resgate.
Foto livro a Meditação andando - Thich Nhat Hanh.

 No exterior o Blog foi visto na Eslováquia.
No Brasil nas cidades de:Cubatão-SP, Formosa-GO, Gravataí-RS e e Itajubá-MG.

3 comentários:

  1. Sempre leio o blog e o trabalho maravilhoso que faz, mas nunca comento. Hoje fiquei com os olhos marejados, mãos abençoadas por Deus !!! Lindo, lindo, lindo !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem e por retratar, estas pessoas que muitas vezes ficam anonimas, porém são responsáveis pela belaza que presenciamos.
    Quando cita as plantas enfeitando casebres, lembrei desta foto, que retrata fielmente esta situação: https://picasaweb.google.com/117765287497050349302/ForracoesDeSolPleno#5778436763383877138

    ResponderExcluir
  3. Tem razão dos beija flores amarem esse lugar eles tem tratamento vip here adoro beija flores e parabéns pelo trabalho lindo de mais

    ResponderExcluir