quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Beija-flor-estrela


Heliodoxa aurescens
12,1 cm



Esta foto foi gentilmente cedida, pelo Pro. Dr.Cláudio Dias Timm, e esta no Wikiaves. Mostra toda exuberância da ave.

Para se ter a ideia, da dificuldade de se fotografar este beija-flor, é notar que no Site do Wikiaves, tem somente 5 fotos

Outros nomes populares: Beija-flor-estrela, beija-flor-de-peito-laranja..

Distribuição  geográfica: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Brasil amazônico, nos rios Solimões e Juruá.

Características: Comprimento 122 mm. Asa 66. Cauda 37. Bico 25. Peso 6,4 g. temp. 42 C. Peso e medida dos ovos: 0,67. 15,4 X 9.
Fêmea semelhante ao macho, coloração mais fraca.

Habitat::Floresta amazônica, e scrub.

Migração: Pequena migratória.

Descrição: Coloração geral verde-brilhante, alto da cabeça preto com mancha mediana azul; mento preto; cinza peitoral vermelha; retrizes laterais vermelhas, marginadas de verde; infracaudais douradas-brilhantes. Bico preto. Femea menos brilhante e o mento verde-escuro como a fronte, não possui na fronte a mancha que o ,macho tem.

Biótopos para nidificação, banho, canto, parada nupcial, descanso e dormir.
O ninho  é fixado em ramo horizontal de arbusto ou árvore, a uma altura de um e meio a 5 metros do solo. As medidas dos ninhos que encontramos são: diâmetro externo 5,5 cm, altura 3,5 cm e profundidade 2,5 cm na câmara oológica.. A incubação foi realizada em 14 a 15 dias, e os jovens deixaram o ninho ao 22 dias de idade.. A parada nupcial é muito rica na exibição da plumagem, os voos de libração e acrobáticos se repetem, ora passando pela fêmea  ora estancando de repente em frente a mesma, com asas vindo em flap para frente compassado, parecendo tocar na rêmiges dianteiras e rodando em 360 , ora mais longe os ciculos com diâmetro que não vão além de 45 cm.. Quando em libração, movimenta a cabeça para exibir a fronte e o vértice, bem como a garganta e o peito. O banho é tomado em água límpida do rio ou em respingos de cascatinhas, ora em mergulhos rápidos, para depois de vários mergulhos seguir para a higiene da plumagem.. O banho de sol é igual aos demais beija-flores, bem como o pouso para descanso e canto; este é bastante chilreado e entremeado de assovios. Para dormir,escolhe local abrigado, mantendo a posição do corpo, normalmente como fazem os outros beija-flores. As flores visitadas preferidas são: inga sps., Psitachanthus sp, Insertia coccinea, Vochysia sp., Billbergia sp. e outros das familias: leguminosas, bombacacea, acantáceas, passifloráceas, zingiberáceas e outras. O reconhecimento desta especie é facilitado pela sua coloração e pelo seu grande porte.
Citação:Augusto Ruschi - Aves do Brasil - Beija-flores.


Foto gentilmente cedida por Mathias Singer, é a segunda mais bem avaliada, no Wikiaves

FÊMEA - ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta matéria, por Bradley Davis.
Foto feita em 21.01.2012, em Jardim Secreto - Cristalino Jungle Lodge - Alto Floresta-M


Heliodoxa - do grego helios = sol + doxa = esplendor, luz brilhante, brilho.
aurescens -  do latim aurescens = amarelo-ouro (aurescere = tornar-se ouro).

Cit. Aves Brasileiras, Johan, Christian Dalgas Frisch.


BEIJA FLORES DO BRASIL- NUMERO 3

Um comentário:

  1. Oi Ademir, um encanto de beija-flor, realmente muito lindo!
    Seu blog continua cada vez melhor, adorei as praças , dar vontade de sentar naquele banco e ficar só apreciando a paisagem, parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir