quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jabuticabeira

Myrciaria cauliflora

Família Myrtaceae 


Características morfológicas -  Altura de 10-15 m, com tronco liso de 30-40 cm de diâmetro. Folhas simples, de 6-7 cm de comprimento por 2-3 cm de largura. As flores e frutos  são afixados no caule.

Ocorrência - Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até Rio Grande do Sul, principalmente na mata pluvial atlântica e nas submatas de altitude. Existem no país outras espécies de jabuticabeiras.


Utilidade - A madeira é empregada para tabuado em geral, confecções de moveis, para construção civil e lenha. Os frutos são comestíveis e muito saborosos, tanto para consumo ao natural como na forma de doces, geleias, licores e aguardentes; por essa razão, é uma das fruteiras mais cultivadas nos pomares domésticos de todo o país. São também muito procurados por, aves e outros animais. A árvore é bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral.


Informações ecológicas - Planta perenifólia, mesófita ou heliófita e seletiva higrófita. Ocorre preferencialmente em planícies aluviais e matas abertas do litoral e, em submatas do planalto, principalmente de pinhais, situadas em baixadas e beira de rios.  É rara no interior de floresta primária sombria. Produz grande quantidade de frutos duas ou mais vezes por ano, que garante sua regeneração natural.


Fenologia - Floresce geralmente duas vezes por ano, em julho-agosto e novembro-dezembro. Os frutos amadurecem em agosto-setembro e e janeiro.



Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhe-los no chão após a queda. Os frutos assim obtidos podem ser utilizados diretamente para a semeadura como se fosse sementes. Entretanto caso deseja-se armazena-los ou remete-los para outros locais, é conveniente despolpa-los manualmente em água corrente dentro de uma peneira. Após a separação das sementes deixa-las secar à sombra. Um kg de sementes contém aproximadamente 3.900 unidades.
Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 30-50 dias e a germinação é baixa; manter as mudas em ambientes semi-sombreados nos primeiros meses de vida.
Citação: Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi.

Planta apícola - Tenho minhas abelhas nativas (ASF) e as caixas estão a poucos metros da duas jabuticabeiras. Na época da florada com é bom levantar cedo, além de sentir o perfume indescritível , ver as abelhas no vai e vem na busca do pólen.


Nota. É fruta que mais gosto. Também a  que marca a infância de nós mineiros, porém nos acompanha por toda vida. Chupar a fruta no pé é um habito que cultivo até hoje, que já sou mais "grandinho". Tenho duas jabuticabeiras no meu quintal, uma que remete a minha infância, brinquei debaixo dela, a outra um amigo trouxe-me de presente já adulta, e transplantamos por aqui. No momento em que escrevo, as duas estão carregadas de frutos. Eu minha família e amigos, mais as aves não damos conta dos frutos, que caem, dai eu junto as sementes em um recipiente e lá vou eu semear as margens dos rios, e borda de mata.


Madeira - Moderadamente pesada, compacta, elástica, dura, de longa durabilidade quando protegida das intempéries.Vejam a beleza da madeira.

Nesta semana o Blog foi visto na Tailândia, e no Brasil nas cidades de: Alfenas-MG, Batatais-SP, Campo Novo-RS,  Engenheiro Beltrão-PR e João Pessoa-PB.

Árvores de Arceburgo - Número 12

Frutas de Arceburgo - Numero 1

2 comentários:

  1. A jabuticabeira já é uma árvore muito bonita, mas quando está carregada de jabuticabas é um espetáculo para os olhos e paladar!

    ResponderExcluir
  2. Muito mas muito obrigada por compartilhar, amei todas as imagens da jabuticabeira.
    abraços

    ResponderExcluir