quinta-feira, 16 de maio de 2013

Preguiça-de-garganta-marrom

Bradypus variegatus  Schinz, 1825

Outros nomes populares: Preguiça-comum, Preguiça-de-três-dedos.

Familia Bradypodidae

Gênero Bradypus Linnaeus, 1758
Possui colorido geral cinza claro com uma mascara facial bem caracteristica. A coloração pode variar para marrom clara com grandes manchas brancas na parte traseira, junto aos membros posteriores, e o pêlo é longo e grosso, exceto na face. O macho da espécie distingue-se da fêmea por uma mancha marrom-escura com estrias alaranjadas no centro das costas. As médias das medidas são 54 cm de comprimento de cabeça e corpo, 4,3 de comprimento de cauda e 4,03 kg de massa corporal.

O nome deste gênero deriva do grego brados, que significa "lentidão" e podus que significa "pé" . As preguiças de três dedos são ativas tanto de dia como a noite. Elas são altamente especializadas no consumo das folhas das árvores, e o estomago é compartimentado para a fermentação prévia até a digestão final no intestinos. Preguiças de três dedos são caracterizadas por uma baixa taxa metabólica e uma baixa temperatura corporal central, aparentemente uma adaptação para alimentação nas folhas que são abundantes, mas tem um baixo teor de nutrientes. Preguiças tem uma outra caracteristica peculiar do esqueleto. Enquanto quase todos mamíferos consistentemente tem sete vertebras no pescoço, preguiças de três dedos tem oito ou nove. Em parte como resultado, as preguiças são capazes de girar a cabeça num angulo de 180°, uma habilidade notável para este mamífero.

Espécie mais comum e de maior distribuição geográfica, desde Honduras até a bacia Amazônica ao Sudeste do Brasil, passando por matas do Brasil Central e mata atlântica do Sudeste até o Estado do Pernambuco. No Nordeste, principalmente do litoral norte da Bahia até o Pernambuco, não é uma especie muito comum. Atualmente esta extinta na Argentina e ausente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Muito do que é conhecido do comportamento desta espécie na natureza vem de um extenso estudo realizado no Panamá. Bradypus variegatus é uma espécie solitária, florestal, com hábitos noturnos, diurnos e arborícolas. sua alimentação consiste  principalmente de folhas, ramos tenros e brotos de árvores. Um individuo pode se alimentar de cerca de 40 árvores, mas passa a maior parte do tempo em apenas algumas.
Elas são muito vistas nas embaubas mas se alimentam também de outras árvores
Descem ao solo para defecar e urinar, de uma a duas vezes por semana, utilizando com frequência o mesmo local, onde ficam acumuladas suas fezes em formato de "bolinhas". São ativas cerca de 10 horas por dia e dão à luz um único filhote pesando 200-250 g. após um período de gestação de cerca de 6 meses. Gasta os 4 primeiros meses de vida agarrado a sua mãe, alimentando de tudo que ela come. 
Longevidade potencial param esta espécie foi estimada de 20  a 30 anos.
Após cerca de seis meses, a mãe abruptamente abandona-o e se muda para uma outra parte do território.
Citação: Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist


Foto que fiz em Ubatuba-SP, Mata Atlântica, estava fazendo observação de aves, esta linda Preguiça apareceu. Fiquei mais de uma hora observando-a.


Foto que fiz aproximada, onde ficam a mostram seus 3 dedos. Ubatuba-SP, Mata Atlântica.
Agradeço meu amigo, Luiz Pires, Zootecnista, Diretor ZOO/BAURU, na identificação da espécie


Foto da Embaúba, Gênero Cecropia, as preguiças alimentam de brotos e folhas desta árvore. Fiz em foto aqui em Arceburgo-MG, no Parque Ambiental, onde plantei vários exemplares dela.

Esta semana no exterior o Blog foi visto na Armenia.
No Brasil na cidades de: Casa Branca-SP, Indaiatuba-SP, Monte Santo de Minas-MG e Mesquita-RJ.

Um comentário:

  1. Oi Ademir, saudade de vir aqui, é que ando numa correria... Adorei saber coisas deste lindo animal e me encantei com as lindas imagens.
    Abraços!!

    ResponderExcluir