sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pau-mulato

Calycophyllum spruceanum (Benth.)Hook.f. ex K. Schum

Família Rubiaceae

Outros nomes populares: mulateiro, mulateiro-da-várzea, escorrega-macaco, pau-mulato-da-várzea e pau-marfim(PA)

Sinonima botânica - Eukylista spruceana Benth.

Caracteristicas morfólogicas - Altura de 20-30 m, com tronco retilíneo ramificado somente na ponta, de 30-40 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 9-17 cm de comprimento por 6-7 cm de largura.

Ocorrência - região Amazônica, na mata de várzea periodicamente inundada à margem dos rios.

Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,78 g/cm³), dura, compacta, fácil de trabalhar, bastante resistente a deterioração.

Utilidade - A madeira é empregada para marcenaria, confecção de esquadrias, cabos de ferramentas, artigos torneados, compensados, etc. A árvore é extremamente ornamental por seu tronco liso e muito decorativo. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo,  principalmente para formação de aléias e alamedas. Indicada também para plantio mistos em áreas ciliares degradadas.

Informações ecológicas - Planta perenifólia, heliófita ou esciófita, higrófita, caracteristica da mata de várzea permanentemente inundada da floresta pluvial amazônica. Pode ser encontrada tanto no interior da mata primária densa como em formações secundárias. Ocorre geralmente em agrupamentos quase homogêneos, de nominados de "capironais". Produz anualmente grande quantidade de sementes.

Fenologia - Floresce durante durante os meses junho-julho. A maturação dos frutos ocorre nos meses de outubro-novembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida leva-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Como as sementes são muito pequenas, colocar os ramos frutíferos ao sol sobre  lona plastica  e cobertos por peneira fina para evitar que sejam levadas pelo vento. Um kg de sementes contém cerca de 6.666.000 unidades.

Produção de mudas -  Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; preparar um leito de semeadura bem uniforme com o substrato peneirado, cobrindo muito levemente com o mesmo material. Para evitar o deslocamento das minusculas sementes durante a irrigação, cobrir o canteiro com saco de estopa, retirando-o logo para iniciar a emergência (20-40 dias). A taxa de germinação é baixa, porém amplamente compensada pelo grande número de sementes por unidade de massa. Trasplantar as mudas para as embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.
Citação - Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - Volume 01 -

Fiz esta foto deste exemplar que plantamos aqui em Arceburgo-MG, no Parque Ambiental Francisca Stochi, a beira do açude. Uni as duas fotos para mostrar a beleza e retidão do tronco. O pessoal rural costuma dizer que parece uma vela.  também plantamos no Jardim da Matriz e na Mata Ciliar do Rio da Onça.








Fiz esta sequência de fotos no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro.


Estas duas ultimas fotos fiz no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Aléa plantada em 1932, 60 exemplares.

Arvores de Arceburgo-MG - Número 15

Esta semana no exterior o Blog foi visto na Africa do Sul.
No Brasil nas cidades de: São Roque-ES, Penápolis-SP, Niterói-RJ e Morrinhos-GO.

12 comentários:

  1. Oi Ademir, fiquei encantada com a elegância desta árvore, como vc bem definiu, pela beleza e retidão do seu tronco, obrigada por compartilhar.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa árvore é muito bonita. E a matéria ta muito boa..

    ResponderExcluir
  3. Ademir certa feita falaram-me que a pau mulato foi uma das árvores, que alimentavam os dinossauros. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo achei esta informação no google.
      Pau-mulato - Calycophyllum spruceanum
      https://xa.yimg.com/kq/groups/25010897/.../visitas+temáticas-Flora.circuito2doc.doc
      A sumaumeira é uma árvore típica da várzea onde atinge um porte ...... muito atrativas aos beija-flores e outros animais que se alimentam de seu néctar. ... a qual datava da época dos dinossauros, há mais de 250 milhões de anos. ... O pau-mulato (Calycophyllum spruceanum) é uma árvore de crescimento lento, que pode ...

      Excluir
  4. boa tarde. Tenho plantada uma arvore de pau mulato, e a casa sera vendida. Posso transportar a arvore, ela deve ter uns 10 anos de pantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure tirar a planta com o torrão...o ideal seria sangrar a planta. Processo mais complicado. Se quiser me ligue. 35 99232 0746. abs.

      Excluir
  5. Boa noite.
    Linda árvore.Serve para plantio no sul de Mg ?
    Grato
    L.CLAUDIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Estou no sul de Minas. Estes dois exemplares primeiros são daqui.

      Excluir
  6. Tenho uma árvore no meu quintal, tem mais de 50 anos... é linda...nunca consegui tirar mudas.. gostaria de tirar, vou tentar pela germinação das sementes

    ResponderExcluir
  7. Tem alguma época,data ou lua certa para plantar o pau mulato?
    LINDA E MARAVILHOSA ARVORE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Mas leia todo texto, encontrará todas informações.

      Excluir
  8. É uma árvore imponente e de extrema beleza, fiquei encantada quando conheci.

    ResponderExcluir