segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cosmos-de-jardim

Bidens bipinnata L.


Cosmos e as cores.

Sin.: Cosmos bipinnatus (L.) Cav.

Angiospermae - Família Compositae (Asteraceae)

Outros nomes populares - Beijo-de-moça, cósmea, picão.

Herbácea anual, ereta, originária do México, de 0,80-1,20 m de altura, de ramagem aberta e folhagem finalmente dividida, com aspecto muito ornamental.

As flores, pequenas e muito vistosas, reúnem-se em capítulos grandes, de cores diversas excluindo a amarela e tendo o centro amarelo, florescendo tanto no inverno como no verão.

É cultivada regularmente como bordadura, ou para formação de maciços mantidos a pleno sol, em canteiros contendo terra de boa drenagem, rica em matéria orgânica e irrigada periodicamente. É tolerante a baixas temperaturas de inverno, podendo ser cultivada em quase todo país.

Multiplica-se facilmente através de sementes, com germinação no decorrer do ano todo.

Citação -Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi, Hermes Moreira de Souza.


Além da beleza das cores, também ´interessante ecologicamente falando.
Planta apícola.
Cosmos e as abelhas.


Nesta sequência de fotos, de minha autoria, feitas nos projetos que criei, quando fui Secretário de Meio Ambiente. Terceira cor.
Cosmos e as borboletas.


Depois da exuberância da sua florada, formam as sementes. Ai outro tipo de amiguinho vêem fazer sua visita, o pintassilgo.
Cosmos e as aves.

Durante vários anos eu a população de Arceburgo, visitantes de outras partes do Brasil, do exterior, alunos da nossa rede escolar, de outras cidades tiveram por aqui. Revistas, emissoras de TV também fizeram suas matérias, nestes espaços. Agradeço mais uma vez a DEUS, fonte maior de minha inspiração, força e trabalho. Eu era feliz e sabia. E continuo feliz.
Enumerei estes 3 amiguinhos por causa das fotos que colhi, mas tenho convicção de  que outros elementos da Natureza também se beneficiam desta planta, e de todas que existem na face da Terra. Ainda que seja uma simples erva daninha, ela não foi criada em vão.


Jardim das Borboletas - Borboletário aberto.

JARDIM DAS BORBOLETAS - PLANTA NUMERO 2

PLANTA APÍCOLA - NUMERO 2


Esta semana o Blog foi visto no Brasil nas cidades de:Timbó-SC, Presidente Venceslau-SP.
No exterior em: Honduras, Equador, Emirados Árabes Unidos e Moçambique.



Um comentário:

  1. Seu trabalho foi perfeito em todos os sentidos. Parabéns por trabalhar com tantas ideias criativas e econômicas, mudando o visual da Cidade e mostrando as pessoas uma forma de ver no sentido Social, Cultural, econômico e Ambiental.
    Você planejou tudo para proporcionar ambas as partes, criando espaços em que o homem e natureza convivem harmoniosamente.
    É uma pena que tudo foi interrompido. Já imaginou como seria sua Cidade hoje, se você estivesse ainda na função pública.?
    Continue espalhando sementes do bem por onde passar....só assim teremos sempre novos jardins e novas ideias!.

    Que Deus lhe abençoe Ademir Carosia
    Bom dia!
    Bom Domingo!

    ResponderExcluir