SÉRIE ORQUÍDEAS DE ARCEBURGO - MINAS GERAIS
Lonopsis utricularioides
Lonopsis utricularioides
Nos meses de inverno, frio por aqui, com a vegetação em repouso, esperando para explodir na primavera. No meio de todo este ambiente esta linda mini-orquídea vem colorir a paisagem, dar seu charme sua delicadeza, agarrada nos troncos das arvores. É comum vê-la mais próximo aos rios, na mata ciliar , presa aos galhos da arvores pendentes, quase tocando na agua.
Também pude vê-la nas pontas dos galhos de uma jabuticabeira, na fazenda de um amigo. Tinha muitas, pareciam ter sido colocadas ali nas pontas dos galhos para ornamentar, colorir.
Ela é comum desde a América Central até o sul da América do Sul, sempre vegetando em ambientes com boa luminosidade, boa ventilação e bastante umidade atmosférica noturna, mas gosta de ficar mais sequinha durante o dia. Suas raízes preferem ficar aéreas, por isso não deve ser cultivada em vasos, mas sim em um galho de árvore."
As fotos são de minha autoria, feitas aqui em Arceburgo - MG.
Conforme descrevi acima, aqui esta ela perto do córrego, na Fazenda Grama.
Identificação e texto, do consultor da Revista Natureza, Erwin Bohnke, a quem agradeço
ORQUÍDEAS DE ARCEBURGO - NUMERO 1
O Blog já foi visto em 99 países.
Realmente as orquídeas tem uma beleza rara, só pelo fato de estarem agarradas nos troncos das arvores com suas raízes expostas, dão um verdadeiro sentido de como a natureza é maravilhosa. E no período de flores fica com uma delicadeza dando uma alegria indescritível, é algo que ficamos esperando por meses para embelezar o ambiente.
ResponderExcluirAdemir Carosia, fico feliz por seu blog ter este numero de visualizações, isso é resultado que as pessoas do mundo inteiro interessa ou estão se interessando pelos assuntos voltados á Natureza.
Espero que abranjas cada vez mais por todas as partes do mundo, em numero de visualizações e em numero de conscientizações, a natureza está precisando de pessoas como você, um exemplo á seguir...de como devemos amar e preservar cada vez mais!.
Beijos... Fique com Deus!.