sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Lonopsis utricularioides

SÉRIE ORQUÍDEAS DE ARCEBURGO - MINAS GERAIS

 Lonopsis utricularioides


Nos meses de inverno, frio por aqui, com a vegetação em repouso, esperando para explodir na primavera. No meio de todo este ambiente esta linda mini-orquídea vem colorir a paisagem, dar seu charme sua delicadeza, agarrada nos troncos das arvores. É comum vê-la mais próximo aos rios, na mata ciliar , presa aos galhos da arvores pendentes, quase tocando na agua.
Também pude vê-la nas pontas dos galhos de uma jabuticabeira, na fazenda de um amigo. Tinha muitas, pareciam ter sido colocadas ali nas pontas dos galhos para ornamentar, colorir.


Ela é comum desde a América Central até o sul da América do Sul, sempre vegetando em ambientes com boa luminosidade, boa ventilação e bastante umidade atmosférica noturna, mas gosta de ficar mais sequinha durante o dia. Suas raízes preferem ficar aéreas, por isso não deve ser cultivada em vasos, mas sim em um galho de árvore."


As fotos são de minha autoria, feitas aqui em Arceburgo - MG.


Conforme descrevi acima, aqui esta ela perto do córrego, na Fazenda Grama.


Identificação e texto, do consultor da Revista Natureza, Erwin Bohnke, a quem agradeço



ORQUÍDEAS DE ARCEBURGO  - NUMERO 1

O Blog já foi visto em 99 países.







Um comentário:

  1. Realmente as orquídeas tem uma beleza rara, só pelo fato de estarem agarradas nos troncos das arvores com suas raízes expostas, dão um verdadeiro sentido de como a natureza é maravilhosa. E no período de flores fica com uma delicadeza dando uma alegria indescritível, é algo que ficamos esperando por meses para embelezar o ambiente.
    Ademir Carosia, fico feliz por seu blog ter este numero de visualizações, isso é resultado que as pessoas do mundo inteiro interessa ou estão se interessando pelos assuntos voltados á Natureza.
    Espero que abranjas cada vez mais por todas as partes do mundo, em numero de visualizações e em numero de conscientizações, a natureza está precisando de pessoas como você, um exemplo á seguir...de como devemos amar e preservar cada vez mais!.

    Beijos... Fique com Deus!.

    ResponderExcluir