domingo, 12 de outubro de 2014

Curiosidades Botanicas 2 - A maior semente do mundo

Lodoicea maldivica


Série Sementes
Curiosidades Botânicas

Numero 2



O coco-do-mar é a maior semente conhecida, pode medir até 48 cm e pesar mais de 22 kg (e ainda parece um bumbum!!!)

Nome popular: Coco-do-mar
A palmeira do coco-do-mar tem a maior semente do mundo. Além da incrível dimensão dessas sementes, as crenças que as envolvem são espetaculares.
Antes da descoberta das ilhas Seychelles, em 1743, acreditava-se que essas sementes (ou cocos) fossem fruto de uma árvore gigantesca que crescia no fundo do mar, saí o seu nome popular de “coco-do-mar”. Depois, durante algum tempo, acreditou-se que eram cocos originados das Ilhas Maldivas, daí o nome científico da espécie (Lodoicea maldivica). Outra teoria era que eles seriam os frutos da “Árvore do Conhecimento”, do Jardim do Éden, e a razão para isso era sua semelhança o bumbum feminino. Naturalmente, também eram considerados afrodisíacos e as mulheres ingeriam o fruto na esperança de se tornarem “irresistíveis”.


Aqui uma semente de coco-do-mar germinando. Meio estranho… Foto: Reprodução/sfgate

A palmeira do coco-do-mar tem um crescimento incrivelmente lento. Sua primeira folha começa a surgir nove meses após o início da germinação, e a primeira flor surge depois de 60 anos (carambaaaa!!). O fruto de dois lóbulos pode levar até dez anos para brotar, e a árvore pode levar até um século para atingir seu pleno crescimento de mais ou menos 30 metros.
Quando finalmente terminaram de crescer, suas folhas chegam a ter 6 metros de comprimento. Quanto aos frutos, são comestíveis e com o sabor muito parecido com o nosso coco-da-bahia. No entanto, duvido muito que alguém consiga comer um deles hoje em dia. A árvore está a beira da extinção, e os frutos, vendidos às vezes para jardins botânicos, custam cerca de 1.500 dólares cada um! Affff..
Citação:

Impressionante: A maior semente do mundo!



2 comentários:

  1. Que impressionante, e haja perssistência, porque tudo é muito demorado ...custoso.
    Adorei a materia.

    Abraços.
    Bom domingo.!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir!
    Que espetacular! Como a natureza nos surpreende, não conhecia esse coco, nem nunca ouvi falar dessa árvore, adorei conhecer, pena que esteja em extinção.
    Abraços!

    ResponderExcluir