sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Trafico de animais silvestres

Matéria da WWF

Comprar animais silvestres não é legal.

Citação:esferaambiental.blogspot.com

Esta matéria foi escrita há algum tempo atrás, resolvi transcreve-la, pois a essência é a mesma.

A TRAGÉDIA - estima-se que o comércio ilegal seja responsável pela retirada de 12 milhões de animais das matas brasileiras todos os anos. Para se ter uma ideia, isto significa o dobro da população da cidade do Rio de Janeiro.

AS VITIMAS - papagaios, araras, macacos e tartarugas são são as especies mais procuradas pelos consumidores como animais de estimação. Por isso mesmo, são as especies preferidas pelos traficantes de animais. Algumas especies de macacos e araras foram tão perseguidos que estão ameaçadas de extinção.

AS ROTAS -  os compradores estão concentrados no eixo Rio-São Paulo. Para abastecer a demanda, animais são retirados principalmente, da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste. Diversas redes de trafico organizadas conseguem burlar a fiscalização transportando animais por todo o país. O tráfico de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa, depois do trafico de drogas e armas.


Citação: antesqueanaturezamorras.blogspot.com

O IMPACTO - cada animal tirado da natureza faz falta. É um animal a menos comendo ou servindo de comida para os outros, no frágil equilíbrio da cadeia alimentar. É um animal a menos carregando sementes e ajudando na multiplicação da floresta. É um animal a menos se reproduzindo e gerando filhotes.

A CHACINA - como toda atividade ilegal, o transporte de animais é feito às escondidas, em fundos de malas e caixotes. A maior parte viaja por vários dias sem água ou comida, em bagageiros de ônibus e caminhões. O resultado é que de cada dez animais capturados, nove morrem no caminho, antes do comprador final.

A CRUELDADE - quem compra sempre fica satisfeito com a mansidão dos bichinhos, que parecem ter sido criados em casa. É que os traficantes de animais "cuidam bem" das suas mercadorias. Eles costumam arrancar os dentes, cegar e dopar os animais para enganar seus consumidores.

OS PERIGOS - quem leva um animal silvestre para casa corre inúmeros riscos. Alguns se tornam agressivos com o passar do tempo. Outros são capturados ainda filhotes e se tornam um incomodo ao crescer. E, o que é pior, todos podem ser transmissores de doenças tropicais que podem até matar.

A IMPUNIDADE -  a legislação brasileira é dura com os traficantes: a Lei de Fauna (n.5197) prevê até 5 anos de  cadeia para quem mata, captura ou vende animais silvestres. É um crime inafiançável. Apesar de dura, a lei não é aplicada. Não há qualquer traficante de animais preso no Brasil.

SEM RETORNO -  muitas pessoas que compram animais se arrependem, e depois não sabem o que fazer com eles. Muitos acabam sendo levados para os zoológicos, que não tem capacidade para receber dezenas de novos animais todos os dias. Se for solto, o bicho morre porque não consegue mais viver em liberdade. Ele não sabe mais como achar comida sozinho e fugir dos predadores.

Citação:diariodebiologia.com

A SOLUÇÃO - você pode fazer algo para mudar isso: não compre animais silvestres.
Não é legal para eles.
Não é legal para você.
Se você tem um animal, cuide bem dele. Mas não compre outro. Se encontrar alguém vendendo, avise o IBAMA, Se ninguém mais comprar, os traficantes terão que mudar de atividade e milhões de animais silvestres deixarão de ser sacrificados.

O WWF - depois do desmatamento, a maior ameaça aos animais é o comércio ilegal. Combater esse comércio irresponsavel é ajudar a proteger nosso meio ambiente. Conservar a natureza é a missão do WWF FUNDO MUNDIAL PARA A NATUREZA), uma das maiores organizações ambientalistas internacionais. O WWF atua no Brasil e  em mais 100 países, e conta com o apoio de 5 milhões de afiliados em todo o Mundo

NOTA DO BLOG:
Geralmente escrevo por aqui com prazer e alegria. Mas esta matéria foi muito triste escreve-la. As atrocidades que são praticadas aos indefesos e inocentes animais. Olhando as fotos acima, o olhar dos bichinhos é triste, emociona...me dá vontade de chorar. Eles tem expressão.
O ser humano quando comete algum delito vai preso...mas cometeu um delito. Os animais são presos sem cometer nenhum delito. Tiram deles a floresta, os rios, as chuvas , o verde o frescor, para ficar trancados em apartamento pequenos, quentes. Pense nisto. Longe do seu mundo, do seu habitat. Que covardia.






Um comentário:

  1. Ademir, o texto completo e o fechamento com seus dizeres, fiquei sensível e triste.
    Tenho certeza de quem desrespeita e maltrata a natureza de uma forma grosseira e cruel, com este texto, mudará de idéia para sim ser chamado de “humano”.
    Isso é egoísmo, mesquinharia...doeu ver e ler, infelizmente não foi agradável para você e nem para seus leitores.
    O nosso Brasil precisa com urgência mudar as Leis que ainda são brandas e facilita criminosos.

    Abraços.

    ResponderExcluir