sábado, 20 de dezembro de 2014

Magnólia-roxa

Magnolia liliflora Desr.


Angiospermae - Familia Magnoliaceae

Nomes populares - Magnólia-roxa, magnólia-preta

Arbusto vigoroso, originário da China e Japão, de 1,5-3,0 m de altura, com muitos ramos eretos, de folhas grandes, elítico-ovaladas, coriáceas e decíduas. Apresenta o hábito de emitir brotos da raiz, gerando uma verdadeira touceira.

Flores grandes, solitárias, internamente de cor branca e externamente arroxeada, formadas durante o inverno após a queda das folhas. Na variedade nigra Rehd., mais rara, as flores são roxo-escuras por fora e róseas por dentro.


É cultivado como planta isolada ou formando grupos, a pleno sol, em terrenos bem drenados. Aprecia o frio e seu florescimento é menos abundante em climas subtropicais.

Multiplica-se por estacas cortadas durante o inverno ou por alporque.

Citação - Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi, Hermes Moreira de Souza.


Fotos de minha autoria, feitas aqui em Arceburgo-MG, no Parque Ambiental. Gosto muito da magia das estações. O inverno nos remete a uma época onde somos mais calmos, reflexivos, contemplativos. Eu estava em Campos do Jordão, fui a uma floricultora, e adoro garimpo de plantas. Plantas que estão esquecidas num canto, de pouco uso do modismo que impera no Paisagismo. Daí achei e trouxe esta Magnólia para minha cidade e a plantamos ao lado de uma Cerejeira-do-Japão...um pedacinho de Campos do Jordão, Monte-Verde,  Gonçalves, por aqui. O ano que esfria um pouco mais elas ficam lindas.

PLANTAS ORNAMENTAIS DE ARCEBURGO - NUMERO 2









2 comentários:

  1. Ademir, tenho acompanhado aqui sempre as suas ações nobres e virtuosas.
    Nesta postagem você nos demonstra atitude de cuidados, de zelo, preocupação e compromisso. Você fez com que um exemplar que não impressionou os clientes e estava isolado, florescesse em sua Cidade, para a beleza com as demais espécies da estação.
    Além disso... sua espiritualidade, a forma como você aborda, passamos a aprender e entender que a partir do momento em que paramos e refletirmos, estamos evoluindo conosco e na fé com DEUS.

    Que Deus o abençoe muito e sempre.
    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ademir... Pela sua sensibilidade e seu olhar. Sempre compartilhando as lindezas de suas observações e pondo em prática. Por mais pessoas como você!!! Essa Magnólia é muito bela.

    ResponderExcluir