sábado, 27 de dezembro de 2014

Quero-quero

Vanellus chilensis

33-35 cm


BATUÍRAS e QUERO-QUEROS (Caradriídeos) São aves pernaltas, de bicos curtos.Não entram na água e algumas especies vivem longe dela. Várias especies são migratórias.


Na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos.

Comum, de ocorrência ampla em áreas abertas, como pastos e plantações; frequenta o entorno de casas. Inconfundível. Longa crista rala. Bico rosa choque com ponta preta.Cabeça e pescoço cinzentos; com mancha branca na face e linha preta da  testa ao meio do papo. Pardo-escuro por cima, com escapulares bronze e verde e esporão rosa no ombro; rabadilha branca e cauda preta; pernas rosadas. Em voo, vistoso padrão preto, branco e cinza; asas largas e arrendondadas, faixa branca por cima, por baixo contraste entre coberteiras brancas e penas de voo pretas. Em par, trios ou pequenos grupos barulhentos; às vezes ativo à noite. Na reprodução, defende com valentia o entorno do ninho ou filhotes, ataca intrusos com voo rasantes, gritando muito. O grito é um "quéru-quéru-quéru..." estridente, dado à menor pertubação; pode ser bem irritante.

Citação: AVES DO BRASIL - PANTANAL & CERRADO - John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor, Martha Argel.


FAMILIA CHARADRIIDAE
SUBFAMILIA CHARADRIINAE
Ordem Ciconiiformes  [ex Charadriiformes]

Etimologia:
Vanellus - do latim vanellus = ventoinha (referencia ao movimento desajeitada, caido e desengonçado de bater as asas da especie.
Chilensis - referente ao Chile.

Citação: AVES BRASILEIRAS - Johan Dalgas Frisch, Christian Dalgas Frisch


Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.

NOTA DO BLOG: Todas esta fotos são de minha autoria. Aves fiz as fotos na Fazenda Brejão, o ninho com ovos em um pasto na Fazenda Capitão (Poço das Antas). O filhote fiz no Jardim Botânico de Curitiba-PR. Como o nosso amiguinho-barulhento tem plumagem linda, somente após fazer estas fotos fui notar isto.


AVES DE ARCEBURGO - NUMERO 18

3 comentários:

  1. Boa noite Ademir
    Que bom saber sobre este ave e a esperteza dos filhotes.
    Ela possui mesmo muitos detalhes...olhos, penacho, plumagem que cintilam as cores.
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Alimentação
      O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres. fONTE WIKIAVES

      Excluir