quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Melão-de-são-caetano

Momordica charantia L.



Angiospermae - Cucurbitaceae

Nomes populares - melão-de-são-caetano, melãozinho, erva-das-lavadeiras, fruto-de-cobra, fruto-de-negro.

Características - o melãozeiro-de-são-caetano é fruteira pantropical, originária da África e Asia, que cresce espontaneamente em beira de cercas e terrenos baldios de quase todo país. É uma planta anual, herbácea trepadeira, monóica, muito vigorosa. Folhas membranáceas, variavelmente lobadas, de 4-12 cm de comprimento. Flores solitárias e unissexuais. Os frutos são cápsulas carnosas deiscentes, com sementes envoltas por densa polpa (arilo) suculenta, vermelha, de sabor adocicado.




Utilidades - os frutos são consumidos exclusivamente in natura, porém não muito apreciados. Como são deiscentes, devem ser colhidos antes de se abrirem quando ainda não totalmente amarelos (maduros).

Multiplicação - propaga-se por sementes.

Citação - FRUTAS BRASILEIRAS e Exóticas Cultivadas (de consumo in natura)  - Harri Lorenzi, Luis Bacher, Marcos Lacerda, Sérgio Sartori.



PLANTA MEDICINAL

Usos - a literatura etnofarmacológica brasileira registra o emprego de suas folhas no tratamento caseiro da verminose, hemorróidas inflamadas e diarreias simples ou sanguinolentas, por via oral e aplicação da ramagem verde batida com agua, no banho para eliminar carrapatos de animais domésticos e afugentas pulgas, bem como misturada com agua e sabão para lavagem de roupa no meio rural. A planta asiática tem sido estudada intensamente em seus países de origem com sucesso quanto às suas propriedades como antidiabético, antitumoral pelas momordicinas e os momordicosídios e antiviral para AIDS pela tricosantina, substancia proteica inibidora da replicação do vírus. Em contraposição, a composição química e propriedades farmacologicas da variedade sulamericana tem sido pouco estudadas no Brasil, embora já tenha sido evidenciada a presença de momordicina II na forma tipica. As duas podem ser distinguidas pela natureza química de suas lectinas. O amplo emprego desta planta nas medicinas popular e as numerosas informações cientificas sobre a variedade asiática são motivos para que sejam desenvolvidos estudos da variedade brasileira.

Citação - PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL -Nativas e Exóticas -Harri Lorenzi, F.J.Abreu Matos.


NOTA DO BLOG 
-Tive um infância, pobre, porém rica em contato com a Natureza e brincadeiras de criança.
Jogava bola (bola de meia, meia furada da mãe, irmã), nadava em rios, córregos, subia em arvores, brincava de bate-caixão, salva...andava de bicicleta, carrinho de rolimã, comia frutas da estação nos quintais, nos sítios, fazendas...manga, goiaba, macaúba, coquinho-amarelo Melão-de-São Caetano, desta postagem, que nós crianças chamávamos de caetana.
Eu sempre na rua, minha mãe gritava, Ademir vêem estudar...que nada. rs. Nesta época crianças iguais a mim, eram chamados de "moleques de rua", era pejorativo. Com eu gostava disto e me orgulho deste título.

-No alambrado do Parque ambiental, tinha vários pés do Melão-de-são-caetano, as aves faziam o banquete, um funcionário do Parque cortou todas...falta de conhecimento.

- A sequência das fotos, são de minha autoria, colhidas na Fazenda Santa Rosa, do meus amigos Paulo Filho/Marta, aqui em Arceburgo-MG.



FRUTAS DE ARCEBURGO - NUMERO 5

PLANTAS MEDICINAIS DE ARCEBURGO - NUMERO 1

ALIMENTO PARA AS AVES




3 comentários:

  1. Bom dia Ademir,
    Achei super interessante as propriedades medicinais do Melão de S. Caetano, e também a forma poética em que você descreve sobre sua infância.....que maravilha a simplicidade que as crianças da época viviam, onde brincar na rua eram só de brincadeiras e de diversão.
    Aproveito pra deixar um abraço enorme, que 2015 seja um ano de muita paz e de muita harmonia com a Natureza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir!
    Adorei seu post, como menina tive também uma infância de moleque, junto com meu irmão, bem parecida com a sua, tirando algumas coisas, rsrs, uma época maravilhosa, tive a sorte de depois de casada também morar numa rua tranquila e dá um pouco do que tive de "liberdade" aos meus três filhos.
    O melão-de-São-caetano, era o que mais tinha na minha rua e lembro a festa dos pássaros
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quando criança eu meu irmão adoravamos quando encontavamos essa frutinha belissima de cor e forma exuberante e sabor doce. Minha avó materna conhecia muitas variedades de plantas medicinais ao meio de plantas daninhas e nos ensinava sempre sobre a função das plantas e seus respectivos nomes. Quando criança e adolescente não dava tanta importancia, mas ao me formar em Quimica tive a oportunidade de conhecer mais essas plantas que minha avó tanto falava. Comprovamos quimicamente que elas possuem todos os "remédios" que minha vó dizia. Adorei o post me remeteu ao passado. abraços a todos!

    ResponderExcluir