segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tamanduá-mirim

Gênero Tamandua Gray, 1825

Tamandua tetradactyla  (Linnaeus, 1758)

Nomes populares: Tamanduá-mirim, melete, meleto, michila, jaleco.


Por possuir uma ampla distribuição esta espécie se encontra na categoria LC pela IUCN Red List of Threatened Species - 2005 . Ocorre na América do Sul, a leste dos Andes, da Venezuela até o norte da Argentina, sul do Brasil e norte do Uruguai (WETZEL, 1982, 1985a; NOWAK, 1999).

Description
A pelagem é curta e densa e sua coloração é amarela pálida, com duas listras pretas que avançam da região escapular até a porção posterior do animal, lembrando um colete. (Rodrigues et al 2008) O comprimento de corpo é geralmente entre 47 e 77 cm, com uma cauda de 40 a 68 cm, e o peso em torno de sete kg (Rodrigues et al, 2008)


 Biology
 O tamanduá mirim possui a cauda sendo que preênsil sendo sua extremidade desprovidos de pêlos. Os membros anteriores são muito desenvolvidos e cada um apresenta quatro dedos com garras recurvadas, sendo que a garra do terceiro dedo é a maior, mas proporcionalmente não tão longa quanto a equivalente no tamanduá-bandeira. Já o membro posterior apresenta cinco dedos com garras menores. Quando o tamanduá- mirim é atacado, sua defesa consiste em assumir uma postura ereta, sob um tripé formado por suas pernas traseiras e sua cauda, deixando assim as garras dianteiras livres para o combate (Rodrigues et al, 2008)


 Habitat
Esta espécie utiliza de diferentes habitats., como floresta decídua, floresta úmida, cerrado etc. No Brasil, a espécie ocorre em todos os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos; FONSECA et al., 1996).

Threats
 As ameaças são parecidas com as dos tamanduás bandeira, a destruição dos ambientes naturais é a principal ameaça à espécie, ao longo de toda a sua área de ocorrência. Também são comumente atropelados e as queimadas também é uma grande ameaça para a espécie


Agradeço ao amigo
Luiz Pires, Zootecnista, Diretor do Zoo/Bauru/SP.
Presidente da SZB.
identificação da espécie, texto acima.


Fotos de minha autoria, feitas no Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa Quatro-SP. Fui fotografar este Jequitibá-rosa (Patriarca), após ficar ali admirando-o por um bom tempo, subi a trilha, ouvi um barulho, entrei na mata e deparei com este lindo Tamanduá, que subia lentamente em uma árvore.


As garras servem para defesa e para escavar formigueiros, cupinzeiros e colméias.

O tamanho do território é de cerca de 350-400ha e um individuo em cativeiro viveu 9 anos e 6 meses.

Tamanduás tem sido relatados como presa para jaguatiricas e onças, e os jovens provavelmente estão vulneráveis a outros felinos e raposas. Eles são mortos por seres humanos por sua carne, bem como pela sua pele dura.

O período de gestação é de 130 a 190 dias. Nasce um filhote por parto
Citação: Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist


Exemplar embalsamado existente no espaço do Parque. Vitima com certeza de algum atropelamento. Atropelamento que é um problema para os Tamanduás e outros bichos. Ano passado viajei para o Rio de Janeiro, e achei interessante um bom trecho da rodovia com telas protetoras. Idéia que devia espalhar pelo Brasil afora.Sonhei em fazer isto por aqui, como Secretário de Meio Ambiente. 


BICHOS - NUMERO 12



4 comentários:

  1. Prezado,
    fiquei sabendo que na região de Arceburgo existe um parque onde há muitos beija-flores. Imaginei que se a notícia estiver correta, vc poderia ter mais informação.
    Gostaria de "passarinhar" por lá.
    Agradeço se puder me enviar alguma informação. Sou uma maluca por natureza e, especialmente, aves.
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ju
      Realmente tem o Parque sim, um lugar interessante para se conhecer.
      Quantos ao beija-flores, eu fui o idealizador deste projeto, quando fui Secretário de Meio de Arceburgo-MG, de 2005 a 2012. Trata-se de jardins para os beija-flores, ou pontos. Tipo o Parque que você fala, escolas, arborização urbana, Bosque dos Pássaros, Club, Rodoviária, Trevos, Praça Fruta-do-sabiá....Onde existia um espaço, lá nós plantávamos ainda que fosse uma planta para os beija-flores. Depois que sai do serviço publico, o projeto foi abandonado. Muita coisa por falta de manutenção se deteriorou, enfim...mas sobrou muita coisa ainda para exemplificar. Você é de onde?? Venha nos visitar sim, será um prazer recebe-la. Também sou observador de aves e estou no WIKIAVES. abs

      Excluir
    2. Pena que a iniciativa privada não dá continuidade à um bom trabalho. Estarei na região de São José do Rio Pardo/Casa Branca. É próximo. Tentarei dar um pulo na cidade.
      Tb estou no Wiki. E tenho um blog de moda inspirado na Natureza, o Blog Animal Chic, com dicas de look inspirado nas cores das aves e tb, marcas com práticas sustentáveis. Se precisar divulgar algo, estou a disposição.
      obrigada pelo rápido retorno.

      Excluir
    3. Ju
      São José do Rio Pardo - 48 kms
      Casa Branca - 52 kms
      ambas são perto.

      Excluir