sábado, 17 de janeiro de 2015

Lago Frei Leandro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Série Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Frei Leandro do Sacramento: o botânico do Brasil
Há uns dois anos em visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, oficialmente chamado Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, me deparei com o busto de um homem chamado Frei Leandro do Sacramento, onde no busto dizia que o mesmo havia sido o primeiro diretor do jardim. Todavia, decidi investigar um pouco mais sobre tal personagem, e encontrei poucas informações acerca do mesmo.


Porém, passados estes anos, em minhas pesquisas para outros objetivos me deparei com dois documentos publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde ambos faziam menção a vida e obra de Frei Leandro, considerado um proeminente clérigo, professor, filósofo natural e botânico em seu tempo. Neste texto, vos trago o resultado de minhas pesquisas, sobre esse personagem brasileiro pouco conhecido de nossa história, mas que deixou importantes contribuições para a botânica e a organização do maior jardim botânico do Brasil. Além desses dois documentos, encontrei também várias menções breves ao frei em obras diversas, publicadas nas primeiras décadas do século XX, contudo, os dois textos publicados no IHGB são os mais completos sobre a vida desse botânico.


Nascimento e formação educacional: 

Muitos aspectos da vida de Leandro do Santíssimo Sacramento ainda são desconhecidos, de fato nem ao menos se sabe o dia e mês que ele nasceu. Outro fato é que, Leandro era um homem modesto e atencioso a suas atividades de professor, botânico e frei. Conhece-se mais sobre sua obra do que alguns aspectos de sua vida.


"Fr. Leandro encontrou no Jardim Botânico a plantação de chá, uma parte em bom estado e outra quase sem vigor pelos obstáculos que a ella opunha o crescimento de plantas sylvestres. Cuidou logo de salvar esta plantação, e em colher todos os dados para a publicação de uma memória, em que pudesse transmitir aos agricultores os conhecimentos praticos adquiridos na industria a respeito d'esta utilíssima planta". (GAMA, 1869, p. 200).

Citação: Leandro Vilar- seguindopassoshistoria.blogspot.com


Vitória-régia, ninfeia, árvore-do-viajante, Banana-d'água...decoram o lindo lago.
Fiz estas fotos em 15.07.2012.

Um comentário:

  1. Parabéns por você ir em busca de conhecimentos e promove-las em um texto simplificado, educativo e com fotos maravilhosas.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir