domingo, 5 de julho de 2015

Papagaio-de-peito-roxo

Parque Nacional das Araucárias


Papagaio-de-peito-roxo

Amazona vinacea

(Kuhl,1820)

Parte 1


Nota do Blog
Conheci  a Vanessa Kanaan, no Avistar deste ano. Logo após minha palestra, tive o prazer de conhecer o trabalho sobre a preservação de mais uma ave brasileira, ameaçada de extinção. Um trabalho, perfeito, que envolve toda comunidade. Educação ambiental, em trabalho de campo, dentro da área urbana, escolas,emissora de radio... estarei divulgando com frequência. Este é a parte 1, outros virão, sempre com o intuito de mostrar  o que esta dando certo, e para que sirva de fonte de inspiração para projetos similares, aqui no Brasil e no exterior, onde o Blog atinge ou seja mais de 100 países. Parabéns a toda equipe. Estão preservando o Papagaio-de-peito-roxo e as Araucárias ao mesmo tempo. Perfeito.
Obrigado  Vanessa, pela colaboração, para esta postagem. Outras virão.

Reintrodução do Papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias

No passado, era comum avistar grupos de papagaios-de-peito-roxo sobrevoando as matas do Parque Nacional das Araucárias, SC. Porém, as ações humanas, como desmatamento e captura de animais para o comércio ilegal, reduziram drasticamente o número dessas aves, que levou à extinção da espécie no local.

Com o intuito de mudar esta realidade, foi iniciado em 2010 o projeto de reintrodução da espécie no parque, oferecendo suporte necessário para a formação de uma população viável à longo prazo. Até o momento, 76 papagaios já foram soltos no local, sendo 13 em Janeiro de 2011, 30 em Setembro de 2012 e 33 em Junho de 2015. Todas as aves passam por um rigoroso processo de reabilitação, que incluem exames clínicos e laboratoriais, além de treinamentos comportamentais que os preparam para a vida na natureza. Após um período de ambientação no parque, os papagaios são soltos e monitorados mensalmente pela equipe do projeto e por membros da comunidade. Para informações técnicas sobre o projeto, confira as publicações. Você também pode acompanhar o nosso dia-a-dia em nossa página no facebook.com/espacosilvestre. 

A educação ambiental também é parte de nossas ações. Atendemos todas as comunidades rurais no entorno do parque e diversos municípios no estado de Santa Catarina. O projeto de geração de trabalho e renda para a comunidade local segue o modelo de economia verde, gerando o desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação de espécies ameaçadas.


Parque Nacional das Araucárias - SC

O Parque Nacional das Araucárias é uma Unidade de Conservação (UC) criada em 2005 e como tal tem como objetivo principal a preservação de remanescentes de florestas e de toda a biodiversidade ali existente, ajudando a manter a qualidade de importantes corpos hídricos, como o Rio Chapecó, Chapecozinho, do Mato e Caratuva. 

O parque fica localizado nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, SC, com uma área de 12.841 hectares. Seu nome remete à floresta de araucárias lá existente, sendo que a espécie predominante, a araucária, integra a lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Outras plantas ameaçadas também estão presentes no parque, como o xaxim e a imbuia.

Diversas espécies animais podem ser encontradas no parque, entre elas várias ameaçadas e algumas que se encontram com população reduzida como o bugio (Alouatta guariba clamitans), o gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), o puma (Puma concolor), o veado-poca (Mazama nana), a jaguatirica (Leopardus pardalis). 

No entorno do parque existem comunidades rurais que desenvolvem atividades agrícolas, a maioria focada na agricultura familiar. Observa-se a monocultura de espécies florestais exóticas, como o Pinus e o Eucalipto, tanto por pequenos produtores como por grandes indústrias. Também no entorno do parque pode-se observar barramentos dos rios para produção de energia hidrelétrica (PCHs).

O Parque Nacional das Araucárias ainda está em fase inicial de desapropriação das áreas em seu interior, e por isso ainda não existe previsão de abertura para uso público, embora ocorram atividades de educação ambiental e pesquisa científica. 

O parque também dispõe de um conselho consultivo, formado por instituições públicas e sociedade civil local (prefeituras, órgãos ambientais, associações, ONGs e sindicatos, entre outros), que colabora na gestão da unidade.

Importantes pesquisas científicas têm sido desenvolvidas neste Parque Nacional. Uma delas é o projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). Trata-se de uma espécie que ocorria na região, mas foi extinta dentro do parque e que agora tem uma oportunidade de povoar novamente essa floresta protegida. Outras pesquisas importantes são as que envolvem diversas espécies exóticas invasoras, como a rã-touro (Lithobates catesbeianus) e o javali (Sus scrofa). Essas espécies, que não são nativas da região, assim como os pínus e eucaliptos, causam diversos problemas ambientais e econômicos, devendo ser retiradas da área do parque para que não interfiram mais na biota nativa.

As principais vias de acesso para quem se desloca partindo da capital do Estado, vindo do litoral, são as BR-282 e BR-470. A BR-153 também é um acesso importante para que vem de outras regiões.O aeroporto localizado no município de Chapecó é o mais próximo do Parque Nacional das Araucárias, distante aproximadamente 100 km.

Para saber mais sobre o Parque Nacional das Araucárias, SC, e ter acesso ao Plano de Manejo, mapas interativos e outras informações, clique aqui. Veja também o termo de apoio do parque ao projeto



Vanessa Kanaan, PhD
Diretora técnica 



É pós- doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), doutora em Ciências Animais pela Purdue University, USA (2008) e Psicóloga e Bióloga pela Campbellsville University, EUA (2002). Especializada em Etologia, Bem-Estar animal e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação, soltura e monitoramento de animais silvestres; comportamento social, condicionamento e enriquecimento ambiental. Idealizadora, responsável técnica e coordenadora do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias, SC e diretora técnica do Instituto Espaço Silvestre.



Vanessa Tavares Kanaan e Élen Soares
Hoje os roxinhos receberam anilhas de soltura do Cemave Icmbio. Cada ave poderá ser identificada por anilhas, microchip e rádios-colares! Rumo à terceira soltura! 

Educação Ambiental

O programa de educação ambiental foi criado para atender a população residente do entorno do parque com o objetivo de educá-los sobre a importância do papagaio-de-peito-roxo para a região , as principais ameaças que sofre por conta das ações humanas e do projeto como um todo.

Além de visitas às propriedades, palestras são ministradas mensalmente em escolas e empresas em mais de 15 comunidades rurais em Passos Maia e Ponte Serrada. Atendemos também diversos municípios no estado de Santa Catarina.

Uma campanha de proteção ao papagaio-de-peito-roxo também foi iniciada com a distribuição de panfletos explicativos, histórias em quadrinho e adesivos. 

Alguns papagaios que visitam áreas próximas às comunidades, se tornaram embaixadores do projeto, permitindo que os moradores visualizem as aves e demonstra a importância do programa para o sucesso do projeto. A espécie, que foi extinta do local devido às ações humanas, hoje é protegida pelos moradores.







4 comentários:

  1. Que espetáculo de iniciativa! Muitos Parabéns para a Dra. Vanessa. São pessoas assim que fazem o mundo ser melhor!

    ResponderExcluir
  2. Parece-me verdadeiras mães.
    Amor, Cuidados e Carinhos não faltam.
    Maravilhoso trabalho...parabéns desejo muito sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Não deixe de acompanhar o projeto no www.facebook.com/espacosilvestre

      Excluir
    2. Sim, já compartilhei.
      Ah se cada um pudesse fazer algo assim...tudo ficaria mais agradável para conosco, as pessoas e tudo que envolve ao nosso redor.
      Parabéns por vocês estarem salvando esta espécie em extinção!

      Excluir