quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Encontro

Icterus cayanensis

21 cm

( Icterídeos)


Comum, de forma localizada, em cerradão, borda de mata, e áreas abertas com arvores. No Pantanal (A), preto com dragona castanha no ombro.
No restante da região (B), dragona mais alaranjadas e coxas amarelas. Não há espécies parecidas na região, mas pode ser difícil de ver a dragona castanha com luz ruim. Em geral sozinho ou em casal; aves não reprodutoras podem formar bandos, com até 20 ou mais indivíduos. Visita com regularidade árvores floridas e às vezes aparecem em comedouros com frutas em sedes de fazendas. Ágil, costuma agitar a cauda um tanto longa. O Canto é série agradável de notas e frases assobiadas, separadas por intervalos: "suit...piir...piur...piir...piuir...kri...wrrt..." ou "purit...skiir...ti-pur-tuí-tuí...." pode imitar outras aves.
Citação: Gwynne, John A., Ridgely, Robert S., Tudor, Guy & Argel, Martha (2010)
Aves do Brasil. Vol. 1. Pantanal & Cerrado.
Editora Horizonte.


Vejam a obra de arte que é este ninho. Foi feito na parte debaixo da folha da bananeira.

Outros nomes populares - Rouxinol-de-encontro-amarelo, inhapim.

FAMILIA FRINGILLIDAE
SUFAMILIA EMBERIZINAE

Subordem Passeri [=Oscines]

Ordem Passeriformes
TRIBO ICTERINI

Etimologia -
Icterus - do grego ikteros = pássaro amarelo, possivelmente um rouxinol-dourado, que  se acreditava tivesse o poder de curar icterícia, bastando para isso vê-lo.
cayanensis - de Caiena, na Guiana Francesa ( América do  Sul).
Citação - Aves Brasileiras e Plantas que as atraem - Johan Dalgas Frisch, Christian Dalgas Frisch.


A parte de cima da folha da bananeira, onde a ave teceu o ninho.

Hábitos

Comum nos ambientes florestados, também utiliza-se de capões de cerradão e árvores ou arbustos isolados próximos à mata. Vive solitário, aos pares e, eventualmente, em bandos, às vezes junto a bandos mistos. Nas manhãs frias, gosta de pousar em galhos expostos para tomar sol nas primeiras horas do dia. Uma característica que vem sendo constantemente observada, é que esta ave tem o costume de usar sua inteligência, quando uma ave maior que ela está se alimentando de um fruto, ele imita sons de aves predadoras para o fim de afugentar as aves e alimentar sua prole com o fruto conquistado.

Referências


Aqui ave esta sugando o néctar da eritrina-candelabro

AVES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário