domingo, 28 de fevereiro de 2016

Pau-Brasil - Parte 1 - Flor

Formação da flor


Em sua época reprodutiva, que na região sudeste ocorre geralmente em meados de setembro,uma árvore  de pau-brasil cobre-se de flores, num grande espetáculo de cor e perfume.. Assim, a aparência das árvores,de copas verdes, que se confundia com a das suas vizinhas na mata, passa a se destacar na paisagem formando manchas verde-amarelas, fazendo jus à sua fama de simbolo nacional. A época do florescimento é bastante breve e as árvores completamente floridas podem ser apreciadas por apenas alguns dias.

As pistas ambientais que indicam ao pau-brasil o momento do florescimento ainda são largamente desconhecidas. No entanto, como ocorre com outras árvores,especula-se que o florescimento do pau-brasil seja induzido por variações no numero de horas de luz do dia e da temperatura que as árvores experimentam no decorrer das estações.No entanto sabe-se que este estimulo indutivo ambiental não possui qualquer um efeito em se tratando de plântulas jovens que,mesmo em condições favoráveis, geralmente só florescerão após ultrapassarem ao menos sua primeira década de idade.


As flores do pau-brasil estão organizadas em conjuntos, ou inflorescências , que possuem  cerca de 10 a 20 centímetros de comprimento e contém algumas dezenas de flores muitos perfumadas. A inflorescência ainda imatura possui a  aparência de um cacho cônico contendo botões que se assemelham a pequeninas esferas marrons de superfície aveludada. A medida que se desenvolvem, os botões florais vão ficando esverdeados e a sépala abaxial (a que fica mais voltada para baixo), é mais proeminente, recobrindo quase todo botão floral. As flores abrem-se em sequencia continua, sendo que as primeiras flores a se abrirem  são as que se formam primeiro e que, portanto, se encontram mais a base da inflorescência. Ainda há flores se abrindo quando os primeiros frutos começam a se formar.


As flores abertas são amarelas com manchas vermelhas em uma de suas cinco pétalas. Acredita-se que esta mancha vermelha, que se encontra na pétala adaxial (a que fica virada para cima) seja parte de parte de um sistema  de sinalização para os insetos polinizadores, indicando a posição do centro da flor. Este sistema de sinalização garante que tanto o inseto encontre sua recompensa, quanto que a flor possa dispersar seus grãos de pólen a ser fecundada...
Citação - PAU-BRASIL da semente à madeira - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Meio Ambiente - Instituto de Botânica.

Fiz estas fotos em 22.09.2015, na Unesp de Jaboticabal/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário