quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Palmito Tuzino - Parte 2

Quando estivemos a frente da Secretaria de Meio Ambiente de Arceburgo/MG, distribuímos a produtores rurais, 500 mudas do Palmito Tuzino. Também plantamos no Parque Ambiente e Jardim da Matriz.


Sitio Guaritá
Arceburgo/MG
Propriedade de Pedro Andrade Quintiliano.
Na companhia do amigo Antonio Villas Boas Quntiliano.



Passados alguns anos visitei um destes produtores rurais. Para minha alegria pude constatar , conforme mostra foto, o palmito bem cuidado e no ponto de corte.

PALMITO TUZINO
Durante oito anos, Tuzino aguardou que através do trabalho de polinização das flores pelas abelhas, ocorresse naturalmente o casamento que imaginou ao plantar uma muda de juçara ao lado de uma de açaí.
"Queria chegar a um palmito economicamente viável, justamente para proteger as palmeiras nativas da extinção", conta. Para ele, o surgimento do híbrido foi um "milagre" atribuído ao delicado trabalho das abelhas: "A flor fêmea do açaí recebe o pólen do juçara e ocorre a hibridação natural."
A nova palmeira cresce mais e em menor tempo do que as naturais, perfilha como o açaí - ou seja nascem diversos troncos - e tem o sabor e a cremosidade do juçara.
Além disso, suas fibras são flexíveis e ótimas para confecção de artesanato, enquanto as do juçara e açaí quebram facilmente.
Com a utilização deste Híbrido, o Juçara e o Açaí ficam protegidos lá na mata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário