sábado, 23 de julho de 2016

Kultana Blue

Vanda Hybrids

Orquidea


Esta orquídea é da minha filha, foi adquirida de um colecionador de São Carlos/SP. Temos poucas informações sobre esta planta. Consta que é da Tailândia, e de ambiente úmido de mata ciliar. Publicarei aqui as datas das floradas para se ter uma noção da incidência de flores. Colocamos ela pendurada em árvore com sol filtrado.


Ambiente em que ela se encontra no meu quintal. Pendurada, debaixo de uma árvore, com outras plantas , sol filtrado.

Floradas:
Abril -          2014
Outubro -    2014
Março -       2015
Setembro - 2015
Fevereiro   2016
Julho -       2016


A outra face da flor, também é linda.


A planta também tem raízes interessantes.

Encontramos ainda flores de diversos matizes e também algumas flores de duas cores, com a sépala dorsal e pétalas de uma cor e as sépalas laterais e labelo com uma tonalidade acastanhada ou com sardas castanhas. Algumas são perfumadas. Hoje em dia já existem muitos híbridos de Vandas criados por produtores de orquídeas, especialmente na Tailândia, de onde muitas espécies são originárias, e que vão ao encontro das necessidades do mercado, com flores muito diversificadas e plantas menos exigentes e mais fáceis de cuidar. A maior parte são Ascocendas, híbridos de Ascocentrum com Vandas, mas praticamente todas são vendidas como Vandas. Assim, quando aqui falo em Vandas, estou a generalizar nos muitos híbridos das orquídeas desta aliança.

As Vandas são das orquídeas que precisam de mais luz. Podem até receber algum sol direto, especialmente de manhã ou à tarde, quando o sol não é tão forte e não corremos o risco de queimar as folhas. As temperaturas ideais para cultivar as Vandas são entre os 18 e os 35ºC. As Vandas não resistem ao frio intenso e prolongado e aí há que ter bastante cuidado. Também a nível da umidade têm algumas exigências. O ideal, cerca de 80%. Nunca inferior a 70% e em locais com boa e constante circulação de ar.

São plantas epífitas. Crescem agarradas a troncos de árvores que lhes servem de suporte e de apoio para chegar mais perto da luz. Têm raízes grossas e aéreas, cobertas de células esponjosas, que lhes permitem absorver rapidamente a água da chuva e mesmo a humidade do ar. São vendidas em cestos de plástico ou de ripas de madeira, de modo a conseguirmos um bom arejamento das raízes. Recentemente apareceram Vandas à venda em jarras de vidro, o que torna mais prático o transporte da planta, no entanto, e pela falta de circulação de ar e facilidade de acumulação de água nas raízes, não devem ser mantidas nesses ou em quaisquer outros recipientes.

As Vandas devem ser penduradas, num cesto com um substrato grosso (casca de pinheiro ou carvão vegetal) cuja finalidade é mais manter a planta direita do que fornecer algum alimento à planta. Podem também estar somente penduradas, sem qualquer substrato. Para muitos cultivadores esse método tem sido mesmo o que ofereceu melhores resultados. Nos dias mais quentes as regas devem ser diárias e as fertilizações frequentes.


CITAÇÃO:

Orquídeas: conheça as Vanda | Portal do Jardim.com

www.portaldojardim.com/pdj/2015/06/17/orquideas-conheca-as-vanda/
17 de jun de 2015 - Orquídea Vanda mais conhecida é, de facto, a Vanda azul ... Têm raízesgrossas e aéreas, cobertas de células esponjosas, que lhes ...

Sobre o autor

O Autor
O C.O.P. – CLUBE DOS ORQUIDÓFILOS DE PORTUGAL é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo juntar os portugueses que gostam de orquídeas divulgando estas jóias botânicas, tanto no seu cultivo como plantas ornamentais, como também na sua história e em todos os aspetos em que as orquídeas estão presentes na sociedade e cultura. Aberto a gente de todas as idades, o clube tem já associados spalhados por Portugal continental e ilhas. A partilha de experiências terá lugar em encontros, workshops, cursos, presença na internet (Webpage, Blog, Facebook, Youtube, etc), publicações, exposições e concursos, pequenos passeios pela natureza e grandes viagens pelo mundo. Onde houver orquídeas, nós estaremos lá! Website Clube Orquidófilos Portugal

Plantas da minha casa - Numero 4










Nenhum comentário:

Postar um comentário