sábado, 30 de julho de 2016

Meu encontro com o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus)

Pato-mergulhão
Mergus octosetaceus

Vargem Bonita/MG.



Estive estes três dias em Vargem Bonita-MG. Esta é a terceira vez que vou ao Parque Nacional da Serra da Canastra com a finalidade maior de tentar encontrar esta linda ave, tão escassa, tão rara. Quis fazer isto sozinho, para sentir o rio, a mata, o ambiente onde ele habita. O Rio São Francisco, apesar de todas agressões sofridas, faz seu curso suave, límpido,  peixes a vista. Sol quente, muitas pedras no caminho, terreno acidentado Enfim, ontem 26/07/2016 eu subia a margem do rio, quando ouvi um piado, piado diferente, tipico de pato, meu coração disparou...era 9.14 horas Olhei para cima, mais ou menos distante de mim, avistei dois patos, disparei uma foto, duas, eles me viram e voaram. Nosso encontro durou exagerado 5 segundos. E eles voaram rio acima. Apesar da qualidade das fotos não terem ficado boas, fiquei olhando sem parar. Chegar perto de uma ave rara, ameaçada de extinção, tem uma certa magia. Mas nos traz uma tremenda reflexão. Até quando suportarão o desequilíbrio. Agradeci a Deus, pela oportunidade, de volta para casa, com ele na minha lembrança.



Há de se preservar o rio, a mata ciliar, suas nascentes. Para que todos tenham vida longa...rio, árvores e consequentemente o pato-mergulhão

No WikiAves consta apenas 25 registros dele em Vargem Bonita/MG, agora com os dois meus foi para 27.
Perde apenas para 4 especies de beija-flores, portanto é a quinta ave mais avistada da cidade.

Obs. São 25 registros, porém alguns são da mesma pessoa, Conclui-se que somente 12 pessoas registraram ele em Vargem Bonita/MG; agora comigo somos 13 pessoas.


Já em São Roque de Minas/MG, consta 218 registros dele. Perde para o Galito que vem em primeiro com 368 registros, seguido papa-mosca-do-campo que tem 219. Portanto o pato-mergulhão é a terceira ave mais avistada na cidade



Margem do rio, pedras, seixos, daqui avistei o pato.

Ameaçado de Extinção

Criticamente em perigo. Tamanho populacional reduzido e em declínio, com probabilidade de extinção da natureza. São ameaçadas devido a alterações de seu habitat, tais como redução das matas ciliares, poluição dos cursos d'água por garimpeiros, destruição de florestas ripáricas (mata ciliar) e de galerias, bem como a instalação de hidrelétricas (que transformam rios de correnteza em lagos artificiais). Sua área de distribuição é restrita e suas populações são pequenas.
Fonte: MMA/SINIMA
Fonte Wikeaves.


Perto de onde fiz as fotos do pato, os peixinhos, por aqui o pato se alimenta.


Para saber mais sobre o pato-mergulhão aqui no Blog:

Blog do Ademir Carosia: Pato-mergulhão

ademircarosia.blogspot.com/2014/06/pato-mergulhao.html
23 de jun de 2014 - Pato-mergulhão talves seja uma das espécies brasileiras mais representativas da resistência dos ambientes naturais ante a destruição ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário