quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Physalaemus nattereri

anfíbios

Physalaemus nattereri (Steindachner, 1863) 


Cuiabá sapo anão) é um nativo do sapo para o centro e sudeste do Brasil e Oriental Bolívia e Paraguai . [2] 


Ela tem dois "olhos falsos" na sua retaguarda. 
O 3-4 cm sapo levanta sua extremidade traseira quando ameaçado, predadores surpreendentes. Esta característica é tão perigosa e intimidante porque, não importa se você está na frente ou nas costas do sapo, ele sempre aparece para ser olhando para você. Se um predador não se deixe enganar pelas eyespots, e decide se aproximar, o sapo pode produzir uma secreção desagradável que vem de glândulas localizadas nos ocelos. [3] Ele tem pernas curtas e um corpo gordo.

Habitat

Physalaemus nattereri é uma fossorial sapo e sazonal. Habita savanas e pradarias no Cerrado bioma e é encontrado no chão, perto permanentes e temporárias waterbodies, como lagoas e pântanos. [1]


Reprodução 


Um estudo realizado em Bodoquena (no Mato Grosso do Sul Estado do Brasil) encontrados Physalaemus nattereri ser um criador de explosivo, com a maior parte da atividade reprodutiva ocorre dentro de poucos dias após chuvas fortes.Os machos formaram coros para atrair as fêmeas, mas eles também podem procurar ativamente por fêmeas. A desova foram depositados nas margens de lagoas temporárias. Vários pares podem usar o mesmo ninho de espuma.o tamanho da ninhada média foi de cerca de 3800 ovos. As fêmeas foram maiores (média de comprimento do focinho-vent 51 mm (2,0 pol), faixa de 43-56 mm, média de massa corporal de 19,3 g) do que os homens (47 mm (1,9 pol), faixa de 43-55 mm; 11,4 g). Ovários fez cerca de 22% da massa corporal do sexo feminino; fecundidade aumentou com o tamanho do corpo fêmea. [4]

Referências 


  1.  Lucy Aquino, Steffen Reichle, Débora Silvano, Norman Scott (2004). "Eupemphix nattereri" . IUCN Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Versão 2013,2. União Internacional para a Conservação da Natureza . Retirado03 de junho de 2014.
  2. ^ Geada, Darrel R. (2014). "Physalaemus nattereri (Steindachner, 1863)" Amphibian Species of the World:. Uma referência em linha. Versão 6.0. Museu Americano de História Natural. Retirado 03 de junho de 2014.
  3. ^ Camuflagem e mimetismo - Owen, Dennis Frank, 1980
  4. ^ Rodrigues, Domingos de J .; Masao Uetanabaro; Frederico S. Lopes (2004). "Estratégias reprodutivas de Physalaemus nattereri (Steindachner, 1863) e P. albonotatus (Steindachner, 1864) na Serra da Bodoquena, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil" (PDF). Revista Española de Herpetologia . 18: 63-73.

https://en.wikipedia.org/wiki/Physalaemus_nattereri

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

Nome popular : Cuiaba Dwarf Frog (Frost, 2014).
Biologia: Espécie de rã de porte médio, atarracado, possuindo padrão dorsal de manchas e faixas, formando um mosaico de coloração marrom-claro, marrom-escuro e avermelhado. Pode ser facilmente distinguida de outras espécies do Gênero por possuir duas grandes manchas ocelares de coloração negra, sobre glândulas integumentares, situadas na região inguinal do corpo e região ventral da coxa branca com manchas vermiformes negras. Tubérculo metatarsal em forma de pá presente nas mãos. 
Habitat e Ecologia: É encontrada em áreas abertas, utilizando lagos temporárias, naturais ou artificiais, de pouca profundidade, após fortes chuvas no início da estação chuvosa. Espécie possui hábitos terrestres e noturnos, dieta insetívora.  A desova, que pode ser comunal, é realizada em ninhos de espuma localizadas nas margens das poças, onde são depositados em média 3.500 ovos. O táxon é frequentemente encontrado se reproduzindo em açudes em áreas rurais, portanto, podendo apresentar alguma tolerância à modificações no habitat. 
Distribuição: está amplamente distribuída na região centro-oeste e sudeste do Brasil. Está associada aos biomas caracterizados por áreas abertas como o Cerrado e Chaco (Nascimento et al, 2005; Frost 2014).  
Ameaças: Fragmentação de habitat causados principalmente pelas atividades agropecuárias.Fase larval: Comprimento total 32,64 ± 1,02 mm. Corpo globular, ovóide em vista dorsal e globular
em vista lateral. Focinho pontudo em vista dorsal e curvado em vista lateral. Olho pequeno, dorsal, dorsolaterais dirigido. Espiráculo sinistro, longo e largo, com abertura no terço médio o corpo, posteriormente dirigido com parede centrípeta totalente fundida com a parede do corpo. Fórmula oral de fileira de dentes 2 (2) / 3 (1); A-1 mais curto do que a A-2, P-2 ligeiramente mais longo do que P-1 e P-3. Mandíbula com bainha pequena e serrilha triangular; Bainha superior da mandíbula em forma "arco" e inferior em "V". Coloração em vida marrom, com o músculo da cauda pigmentado e nadadeiras translúcidas pigmentadas.
Citação:
http://www.lafuc.com/physalaemus-nattereri-

lafuc | Physalaemus nattereri

www.lafuc.com/#!physalaemus-nattereri-/c8er
Nome popular : Cuiaba Dwarf Frog (Frost, 2014). Biologia: Espécie de rã de porte médio, atarracado, possuindo padrão dorsal de manchas e faixas, formando ...

Identificação da espécie
Felipe Bittioli R. Gomes
Biólogo, Mestre em Ecologia e Comportamento Animal, Doutorando
Programa de Pós-graduação em Ecologia - PPG-Eco
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Manaus - AM

Para saber mais sobre anfíbios neste Blog.
http://ademircarosia.blogspot.com.br/2016/03/sapo-cururu.html

Nota do Blog
Fiz estas fotos no meu quintal. Ficamos um longo período sem chuvas aqui. Neste final de semana passada, deu uma bela chuva, enquanto chovia este sapinho vocalizou alto, e sem parar. Parecia dar boas vindas a chuva, até gravei. A vocalização, mais o barulho da chuva.

BICHOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 14

ANFÍBIOS DE ARCEBURG0/MG - NUMERO 2








Um comentário: