sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Polinização efetuada pelos Beija-Flores

Importância dos Beija-Flores no equilíbrio biológico da Natureza

A primeira influência importante dos beija-flores no equilíbrio da natureza se relaciona com sua função de agente polinizador de um grande número de espécies botânicas, existentes em todos ecossistemas onde vivem e frequentam. Há especies botânicas que são polinizadas unicamente por certos beija-flores e por isto se dizem plantas troquilógamas. Estão nesse caso muitas Campanuláceas, Esterculiáceas, Bromeliáceas e outras; ainda participam os beija-flores na polinização de muitíssimas outras espécies botânicas que também podem ser polinizadas por insetos. A polinização efetuada pelos beija-flores pode ocorrer pela interferência do bico, da língua, da fronte , da nuca, das asas, do peito, do abdômen e da cauda (Sic. Ruschi, 1949)
Citação Augusto Ruschi - Aves do Brasil.

BEIJA-FLOR-TESOURA - POLINIZAÇÃO
Foto gentilmente cedida para esta matéria por Frederico Swarofsky, feita em Curitiba-PR, em 18.01.2011.
É a mais visualizada da espécie no WIKIAVES, com 8.194 visualizações

Acho esta foto espetacular, Ruschi acima fala das partes do beija-flor pelas quais ele efetua a polinização.
Eu diria que todo corpo dele é um agente polinizador, esta foto traduz isto. Não me canso de ficar olhando-a. E deixo aqui um dos comentários feitos no WIKIAVES e que também gostei.




Esse ai entrou na flor e tomou um banho de pólen. gostei da foto. Parabéns
Felipe Peixoto -

O botânico João S. Decker, pesquisando na região sul do Brasil, em 1934, levantou cerca de 58 famílias de plantas, subdivididas em mais de 200 espécies, que são comprovadamente polinizadas por beija-flores.
Citação: Jardim dos beija-flores - Johan, Christian Dalgas Frish.


AVE - POLINIZAÇÃO

Fiz esta foto aqui em Arceburgo-MG, no Bosque dos Pássaros, vejam o pólen na sua cabeça.

3 comentários:


  1. Que lindo Ademir, essas avezinhas que transportam a vida em cima das suas penas !!!

    veja o meu blog, hoje coloquei um post sobre os beija-flores com fotos suas:
    http://portugalredecouvertes.blogspot.pt/
    Deus proteja as aves :)
    abraços
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela amiga.
      Obrigado eu vi lá , gostei muito.
      Também postei no meu Blog, tá.
      Coloquei no facebook, se vc tiver olhe lá
      abs

      Excluir
  2. Olá Ademir, tudo bem? Estou produzindo meu TCC sobre beija-flores e cheguei até a sua publicação. Gostaria de saber como você conseguiu contato com o Frederico, pois também gostaria de solicitar autorização para o uso da imagem. Grata!

    ResponderExcluir