terça-feira, 19 de setembro de 2017

Seriema Cariama cristata (Linnaeus, 1766) no poste - Curiosidades

Seriema 
Cariama cristata (Linnaeus, 1766)


Eu estava no meu trabalho, quando um morador do bairro chegou e foi me dizendo o seguinte:
Que tinha uma Seriema no topo de poste da rua, desde domingo as 15,00 até aquela hora , que era 8.00 da manhã de segunda-feira. Portanto já fazia 17.00 horas que a ave estava lá.
Ave que tem habito de ficar no chão, voou tão alto e não sabia descer do poste...rs. Fui lá fiz estas lindas fotos para registro, e com jeito afugentamos o bichinho. Fica o registro


Hábitos

Comum em cerrados, campos sujos e pastagens, sendo beneficiada pelo desmatamento. Anda pelo chão, aos pares ou em pequenos bandos. Se perseguida, foge correndo, deixando para voar somente se muito pressionada, chegando a atingir velocidades superiores a 50 km/h antes de levantar voo. Cansada, voa pequenos trechos antes de pousar e voltar a correr. Vive aos casais, sendo mais facilmente escutada do que observada. De hábitos terrestres, empoleira-se no alto de árvores para dormir. Ao voar, destacam-se as faixas claras e escuras de asas e cauda.

Reprodução

Faz ninho desde a pouca altura do chão até a 4 ou 5 metros do solo; a árvore tende ser tal que permita a ascensão da ave, em saltos auxiliados por curtas esvoaçadas, até o ninho. Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas. Põe 2 ovos branco-rosados, manchados de castanho. O casal alterna-se para chocar os ovos, período que dura entre 24 e 30 dias. O filhote nasce com uma penugem amarronzada, fina e longa na cabeça. Depois de duas semanas, abandona o ninho com os pais, levando cerca de 4 a 5 meses para adquirir a plumagem de adulto.

Alimentação

Sua alimentação é semelhante à de um gavião, comendo desde insetos até pequenos vertebrados. Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são relativamente pequenos e sem garras. Uma presa maior é desmembrada, pisando sobre ela e retirando pedaços com o bico poderoso. Graças ao hábito de comer cobras, é protegida pelos fazendeiros e sitiantes. Pode ficar acostumada à presença humana e frequentar os jardins das casas.
Fazem ainda parte de sua dieta vermes, roedores, insetos, ovos de outras espécies e pequenos répteis.



Citação: Pagina do WikiAves.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário