quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Irerê


Dendrocygna viduata


De ocorrência ampla, comum em brejos e à beira de baías e lagoas. Bico e pernas cinza-escuros. Face e garganta brancas (às vezes sujas de terra, mas mesmo assim distinguíveis) contrastando com o negro do resto da cabeça e pescoço; por cima, marrom rajado com pardo. Papo e peito de um marrom-ferrugíneo vivo, flancos com finas estria pretas e brancas, meio da barriga preto. Em voo, asa e cauda escuras. Compare com a marreca-cabocla, com branco na asa, e com a marreca-caneleira, com branco ao redor da cauda. Prefere áreas abertas. Costuma permanecer pousado à beira d'água, numa postura alerta; em geral em bandos, que podem ter centenas de aves, às vezes junto com outras espécies do mesmo gênero. Alimenta-se em brejos, alagados e água rasa. O chamado mais frequente, que inspirou o nome popular, é um assobio agudo, "i-re-rê", dado em voo; pode ser ouvido também de noite, até sobre cidades.  .


GÊNERO DENDROCYGNA inclui marrecas vistosas, de pescoços e pernas um tanto longos. Formam grandes bandos ruidosos, frequentes em brejos e alagados. Descansam em terra e são ativos de noite.


CITAÇÃO: AVES DO BRASIL PANTANAL & CERRADO - WILDLIFE CONSERVATION SOCIETY- JOHN A. GWYNNE, ROBERT S. RIDGELY, GUY TUDOR, MARTHA ARGEL.



AVES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário