quinta-feira, 8 de março de 2018

Jequitibás do Brasil - Numero 2

Guaxupé-MG.
Fazenda Monte Alto.



Local bem preservado, muito verde, tem uma energia incrível.





Caçador de jequitibás tem na preservação da árvore ideal de vida

O engenheiro florestal Luiz Ricardo Zavagli se dedica a recolher sementes e formar mudas para reflorestar áreas do Sul de Minas Gerais.


O mineiro Luiz Ricardo Zavagli é apaixonado pelas árvores desde criança. Tanto que elas o inspiraram na escolha da profissão. Formado em engenharia ambiental, trabalha há 25 anos no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e carrega consigo um projeto especial.

Zavagli distribui mudas nativas para produtores rurais com a proposta de reflorestar áreas do Sul de Minas. Para isso, sai à procura de matrizes, chacoalhando galhos e coletando sementes caídas pelo chão.
“Muitos querem somente árvores nobres, como peroba, cedro, jacarandá, jequitibá, mas procuro sempre explicar a importância de outras espécies. Na natureza todas as plantas estão interligadas e uma depende da outra”, diz.

 Apesar disso, Zavagli não esconde sua paixão pelo jequitibá-rosa (Cariniana legalis), também conhecido como jequitibá-rei. A matriz preferida do engenheiro é um majestoso exemplar encontrado na fazenda Monte Alto, em Guaxupé (MG).Na trajetória em defesa da biodiversidade, o “caçador de jequitibás”, como é conhecido, já distribuiu, gratuitamente, mais de 40 mil mudas por todo o sudoeste mineiro.Citação:

G1 - Caçador de jequitibás tem na preservação da árvore ideal de ...

g1.globo.com/.../cacador-de-jequitibas-tem-na-preservacao-da-arvore-ideal-de-vida.ht...








JEQUITIBÁS DO BRASIL - NUMERO 2
JEQUITIBÁS DE MINAS GERAIS - NUMERO 2
JEQUITIBÁS DE GUAXUPÉ - NUMERO 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário