Pêra-selvagem
Descrição
A pêra selvagem é um lindo espécime de jardim, e o show espetacular de flores perfumadas é um arauto da primavera.Tem uma haste única e uma coroa um pouco arredondada. É resistente ao frio e à seca. As flores aparecem de julho a setembro, a floração anterior ocorre nas áreas mais ao norte.
Como outras espécies de Dombeya, as flores permanecem na árvore até que as cápsulas de frutas tenham se formado no centro de cada flor. As pétalas ficam marrons e tornam-se secas e leves. Uma vez que a fruta esteja madura e caia da árvore, as pétalas agem como asas e a flutuam para longe.
Esta é uma árvore decídua de crescimento muito rápido, de 1 a 1,5 m por ano. Pode atingir até 10 m de altura, mas geralmente é entre 3 e 6 m. A casca é castanha escura, muito áspera e cor de rosa em árvores maduras. Forma uma camada protetora resistente ao fogo ao redor do tronco. As folhas são quase redondas e são cobertas com os minúsculos pêlos estrelados que são uma característica de Dombeya .
Distribuição e habitat
Dombeya rotundifolia cresce em bosques, pastagens arborizadas e encostas de montanhas rochosas de KwaZulu-Natal para o norte para a Etiópia.
Derivação do nome e aspectos históricos
O nome Dombeya foi dado em homenagem a Joseph Dombey (1742 - 1793), um botânico francês que trabalhou no Peru e no Chile. Rotundifolia refere-se às folhas redondas desta espécie.
Ecologia
As flores secas da pêra selvagem podem ser usadas em arranjos de flores. Esta é uma boa árvore de jardim da vida selvagem, uma vez que atrai abelhas e borboletas. É uma planta de larvas para a borboleta Ragged Skipper (Caprona pillaana ). A pêra selvagem também é um bom exemplar de bonsai, que desenvolve a casca de corky e reduz o tamanho das folhas após 2 - 3 anos.
Usos
Dombeya rotundifolia tem muitos usos tradicionais. Fibra de corda forte é feita a partir da casca, e a planta é usada medicinalmente para vários fins, incluindo uma poção de amor feita a partir das flores. É uma árvore útil em fazendas e reservas naturais, como caça e estoque. A madeira é resistente a cupins e é frequentemente utilizada como mourões.Os criadores de abelhas também apreciam a árvore pelas grandes quantidades de néctar e pólen que produz.
Crescendo Dombeya rotundifolia
A pêra selvagem pode ser propagada a partir de sementes na primavera em bandejas de sementes profundas de boa mistura de plântulas finas, levemente cobertas com areia e mantidas úmidas. As mudas devem ser transplantadas assim que as folhas verdadeiras se formarem, em pequenos sacos de viveiro preenchidos com uma mistura de areia e compostagem 3: 1. Eles devem receber proteção contra o calor e o sol até que sejam endurecidos.
Citação:
pza.sanbi.org/dombeya-rotundifolia
Traduzir esta páginaDombeya rotundifolia has many traditional uses. Strong rope fibre is made from the bark, and the plant is used medicinally for various purposes, including a love ...
Muda adquirida do amigo Edilson Giacon, da Ciprest-mudas. As fotos foram feitas aqui na Secretaria de Meio Ambiente, no espaço de plantas apícolas. Flores, abelhas , perfume, deixam o espaço mais alegre. No momento em que erscrevo começa a chover aqui.
Dialogo meu e do Edilson.
[09:11, 10/9/2018] Edilson Giacon: Bom dia Ademir !
[09:11, 10/9/2018] Edilson Giacon: Mais uma raridade plantada em Arceburgo.
[09:12, 10/9/2018] Edilson Giacon: Foram sementes que vieram de fora para mim, consegui formar algumas mudas e das primeiras formadas, forneci para você.
[09:15, 10/9/2018] Ademir Carosia: Que blz
[09:15, 10/9/2018] Ademir Carosia: qual é
[09:16, 10/9/2018] Ademir Carosia: ta com uma exuberante florada
[09:16, 10/9/2018] Ademir Carosia: as abelhas tão fazendo a festa
[09:18, 10/9/2018] Edilson Giacon: Dombeia Africana ( Dombeya rotundifolia ) Muito melífera, como as outras Dombeyas. Multiplica-se por estacas, porém a outra enraíza fácil, esta é um pouco mais difícil.
[09:19, 10/9/2018] Edilson Giacon: Que legal ! Faz uma postagem dela em seu blog. Pessoal que conhece as Dombeyas vão ficar encantados.
ARVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 34
PLANTAS APÍCOLAS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 8
PLANTAS MEDICINAIS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 6
Encantada com essa Dombeya.
ResponderExcluirTem toda razão. É uma planta muito interessante.
Excluir