sábado, 10 de novembro de 2018

Sanharão



Trigona Truculenta 


“Essa é maior Trigona que se conhece. São muito bravas, desfazem roupa com as suas dentadas e tem nas suas mandíbulas algo que deixa marcas no nosso corpo.


São abelhas raras pois as pessoas matam elas.
São muito sensíveis aos forídeos.


Tem muitas rainhas mães , cada uma com sua elite possui seu pedaço território de favo. O seu pólen e armazenado em potes.

Uma abelha maravilhosa em vias de extinção porque o homem mata. 

Decoram facilmente o odor de que lhe faz mal.

Respeitem ela !! ”

Outros companheiros ainda contribuíram com as seguintes informações:


Ela mede de 1,2 a 1,7 cm em media 1,5 e toda preta, tem mandibulas igual formiga cortadeira e parece uma tubuna gigante e mais agressiva que apis africanizada, uma vez já corri delas na mata em UBERABA MG em algumas regiões também chamam de Mombuca Brava, e quando faz ninho perto de locais habitados ou caminhos geralmente o povo fica bravo com elas e enche de gasolina ou óleo o ninho a noite e mata tudo queimada.

Aqui mesmo na página da AME-RIO encontrei uma postagem antiga do amigo Winckler que ressalta as Trigonas Truculentas, vejam só :
Nome popular: Sanharão, é uma abelha do Gênero Trigona, o mesmo das Irapuás e das Guaxupés. Vejam o relato de um meliponicultor experiente, residente em uma cidade próxima a Sorocaba - SP - Alguém se habilita a dizer quem é ele? - descrevendo a Trigona Truculenta:
"As abelhas Sanharão, Soró ou Sairão, não merecem outro adjetivo senão fabulosas, são bravas porém domesticáveis. Estas abelhas não são prejudiciais como alguns dizem, elas não estragam brotos de plantas, são boas produtoras de mel e grandes polinizadoras, gostam propolizar seus ninhos com resina de pinus e similares, não são saqueadoras, são maiores que a irapuá, com quem é costumeiramente confundida, seu mel é saboroso. É uma abelha em que a colônia é fácil de dividir, depois de colocada em uma caixa, ela constrói por fora e ali forma outro ninho que deve ser separado logo após as primeiras posturas da rainha. Seu ninho costuma ter em média 50.000 abelhas, tornam-se mais mansas com o manejo diário, se alimentadas artificialmente carregam uma quantidade inacreditável de melado, no cocho só dá elas, nem apis põe a cara, tem muito aqui na região e eu tive que começar a trabalhar com elas para salvá-las de serem queimadas pelos donos das casas onde elas fazem o seu ninho".
Citação:


O amigo Felipe Tirelli identificou a espécie, e me deu várias instruções sobre esta maravilhosa abelha, e fez os seguintes comentários:
-É uma irapuá gigante.
-É do tamanho da Uruçu, da Mandaçaia.
-É muito rara.
-É muito agressiva.
-A entrada é de barro, e tem o o diâmetro de uma bola de bilhar.
-Tem um movimento grande de abelha.
-Em Minas Gerais tem muito dessa abelha.
-É uma abelha maravilhosa, faz um monte de potes gigantes.
-Uma curiosidade delas é que coletam sementes e pedaços de frutas, tem até um fedor.
-Dá muitos forídeos.
-Uma vez lidando com elas, estando de macacão não consegui transferir de tantas abelhas que grudaram no macacão, até vibravam.
-Ela instala em árvores isoladas, em locais descampadas. Esta que localizei esta nesta situação descrita.


Nota do Blog.
Está instalada em uma árvore viva, linda, que me parece a nativa açoita-cavalo, com uma altura de uns 20 m +-.
-A entrada fica numa altura média de 1,80 do solo.
- Quando a vi pela primeira vez, fiquei com receio de chegar perto, pelo grande numero de abelhas na entrada, temi que fosse marimbondos grandes.
-Vou monitorar este enxame, estarei verificando se existem mais nas imediações da mesma espécie.
-Após as fotos, retornei para a cidade , depois de percorrer uns 5 km, senti uma ferroada doida no braço, era uma delas que veio na minha roupa.


ABELHAS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 9
EM ESTADO NATIVO





Nenhum comentário:

Postar um comentário