terça-feira, 6 de novembro de 2018

Sapucaia

Lecythis pisonis Camb.


Nomes populares - sapucaia, castanha sapucaia, sapucaia-vermelha(ES), cumbuca-de-macaco, marmita-de-macaco, caçamba-do-mato.

Características morfológicas - Altura de 20-30 m ( 10-20 quando cresce isolada), com tronco de 50-90 cm de diâmetro. Folhas finamente membranáceas, glabras, de coloração rósea quando novas, de 8-16 cm de comprimento por 4-7 cm de largura.


Ocorrência - Ceará até Rio de Janeiro, na floresta pluvial atlântica. É particularmente frequente no sul da Bahia e norte do Espirito Santo.

Madeira -  Moderadamente pesada (densidade 0,88 g/cm³), dura,  resistente, grã direita, textura média, de grande durabilidade quando não enterrada.

Utilidade - A madeira é apropriada para obras externas, como postes dormentes, moirões, estacas, esteios, pontes, mastros, para construção civil, como vigas, caibros, ripas, tacos e tabuas para assoalhos, peças de portas e janelas, para confecção de peças torneadas, peças flexíveis, carrocerias, cabos de ferramentas, etc. As castanhas (sementes) são comestíveis e muito saborosas, sendo também muito apreciadas pela fauna. O fruto lenhoso é utilizado como adorno e, como recipiente na zona rural.


Informações ecológicas -  Planta decídua, heliofilita e esciófita, seletiva higrófita, características das matas úmidas da costa atlântica. Ocorre principalmente no interior da mata primária densa, porém tolera formações abertas. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.

Fenologia - Floresce a partir de meados de setembro, junto com o surgimento das novas folhas de cor de rosa ou lilás, prolongando até meados de outubro, em consequência toda copa adquiri coloração lilás. A maturação dos frutos ocorre nos meses de agosto-setembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, ou recolher as sementes no chão após suas queda. No primeiro caso levar os fruto as para o sol para completa abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 180 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é curta, não ultrapassando 90 dias.


Produção de mudas -   Colocar as sementes para germinação , tão logo sejam colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidas em ambiente sombreado. Cobrir as sementes com uma camada de 1 cm de substrato peneirado e irrigar  duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 40-70 dias e, a taxa de germinação é apenas moderada. O desenvolvimento das mudas é lenta, ficando prontas para plantio no local definitivo em 8-10 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado, podendo atingir 2,5 m de altura aos 2 anos.
Citação - Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi.

ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário