quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Cascavel

Crotalus durissus


Cascavel gênero Crotalus

O gênero Crotalus está representado no Brasil por uma única espécie, Crotalus durissus. Uma característica marcante é a presença do guizo ou chocalho na ponta da cauda. São encontradas em todo o território brasileiro principalmente em ambientes abertos e secos como nos cerrados, nas regiões áridas e semi-áridas do Nordeste, nos campos e áreas abertas do Sul, Sudeste e Norte. Podem atingir até 1,5 m de comprimento. 


Conservação e importância das serpentes no meio ambiente O Brasil é um dos países que detém uma das mais significativas biodiversidades do planeta. O grupo das serpentes é parte dessa riqueza de espécies e exerce um papel importante no equilíbrio ambiental e ecológico. Ao se alimentarem de uma gama de animais, desde aranhas e insetos até vertebrados como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, tornam-se corresponsáveis pela manutenção do tamanho de determinadas populações de pragas, ou ainda servem de alimento para mamíferos, outros répteis e aves. É sabido que a ação do veneno das serpentes pode ter consequências graves para a saúde humana em caso de acidente. No entanto, inúmeras pesquisas têm revelado o grande potencial que estas substâncias escondem em suas composições. Esses componentes, quando isolados, podem ter ações muito diferentes do veneno não decomposto. Para se ter uma ideia do potencial, já foram descobertos analgésicos, controladores de pressão arterial, colas biológicas, entre outros imunobiológicos derivados dos venenos das serpentes. Muito está para ser descoberto, mas, para que isso aconteça, é preciso conservar as serpentes e seus ambientes. Como animais silvestres, estão sob a proteção da legislação brasileira, mas sua conservação vem sendo ameaçada pela caça predatória, pela poluição e pela redução do seu habitat natural.

FONTE: LIVRETO DO INSTITUTO BUTANTAN


Colaboração do primo, amigo, o farmacêutico Thiago João, as fotos são de autoria do mesmo, feitas em sua chácara aqui em Arceburgo/MG.

Caro Ademir,

As imagens anexadas à sua mensagem são da serpente Crotalus durissus terrificus (nome popular: cascavel). Trata-se de uma cobra venenosa que está em segundo lugar no número de acidentes ofídicos no Brasil. Alimenta-se de roedores. Anexei alguns arquivos de interesse. Espero ter sido útil,

Identificação e texto do amigo:

Marcelo Ribeiro Duarte
Biólogo - Assistente Técnico de Pesquisa
Assistant Research Biologist
Laboratório de Coleções Zoológicas
Instituto Butantan
Av. Vital Brazil, 1500
São Paulo, SP - Brasil
CEP: 05503-900
Fone: (11) 2627-9873
 



COBRAS DE ARCEBURGO/MG -NUMERO 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário