Aspidosperma parvifolium A.DC.
Familia Apocynaceae
Nomes Populares - guatambu-oliva,guatambu-branco,guatambu-legitimo,guatambu-amarelo,guatambu,guatambu-rosa,amarelão,peroba(SC) tambu, guatambu-peroba,guatambu-vermelho,peroba-vermelha(SC) guatambu-marfim,pequiá-branco,pau-de-tanho-branco,pequiá-marfim.
Nomes Populares - guatambu-oliva,guatambu-branco,guatambu-legitimo,guatambu-amarelo,guatambu,guatambu-rosa,amarelão,peroba(SC) tambu, guatambu-peroba,guatambu-vermelho,peroba-vermelha(SC) guatambu-marfim,pequiá-branco,pau-de-tanho-branco,pequiá-marfim.
Características morfológicas- Altura de 10-15 m,com tronco de 40-60 cm de diâmetro,Folhas glabras,membranáceas,de coloração prateada na pagina inferior,de 5-10 cm de comprimento por 1-3 cm de diâmetro.
Ocorrência - Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso do Sul, principalmente nas florestas pluvial atlântica e semidecídua de altitude.
Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,87 g\cm³) dura, resistente, grã direita, lisa ao tato,de grande durabilidade natural.
Utilidade - A madeira é muito utilizada na construção civil,como vigas,caibros,ripas, tacos para assoalhos,para confecção de peças torneadas,formas para calçados,cabos de ferramentas agrícolas,para obras expostas,como dormentes,moirões,cruzetas,etc.A árvore é bastante ornamental,podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral.
Informações ecológicas- Planta semidecídua ,heliófita, característica da floresta pluvial da encosta atlântica, ocorre também,porém em menor frequência,na floresta semidecídua de altitude.Ocorre tanto no interior da floresta primária densa,como em formações secundárias.Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis amplamente disseminadas pelo vento.
Fenologia - Floresce a partir do final do mês de agosto junto com o surgimento da nova folhagem,prolongando se até o inicio de novembro.Os frutos amadurecem em julho-agosto.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros abrirem espontaneamente.Em seguida leva-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes.Um quilograma contém aproximadamente 5.000 sementes.Sua viabilidade em armazenamento é superior a 4 meses.
Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar,logo que colhidas e sem nenhum tratamento,em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso; cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.A emergência ocorre em 15-35 dias e a taxa de germinação geralmente é superior a 60 %. O desenvolvimento das mudas é rápido ,podendo ser plantadas no local definitivo em menos de 6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo também é rápido, as quais podem atingir 3,5-4,0 m aos 2 anos.
Citação: ÁRVORES BRASILEIRAS - HARRI LORENZI, VOLUME 1
ÁRVORE NATIVA, BEIRA DE ESTRADA RURAL, INDO PARA FAZENDA ITAGUASSÚ.
Agradeço ao amigo Antonio Carlos Scutti, na identificação da espécie.
ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NÚMERO 38
Nenhum comentário:
Postar um comentário