segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Gato-mourisco

Puma yagouaroundi (E. Geoffroy, 1803)


Anteriormente alocado no Gênero Herpailurus.Sequências de DNA mitocondrial mostraram afinidades com Puma concolor em um grupo monofilético com uma associação com o guepardo afrosiático Acinonyx Jubatus desde o extremo sul dos Estados Unidos, México e América Central, estendendo-se até o sul do Brasil e Argentina ( Miranda,et al..2009) Oito subespécies reconhecidas,três delas no Brasil:

P.y.yagouaroundi Geofrey Saint-Hilarie, 1803 do planalto das Guianas para a Bacia Amazônica do Brasil, P.y erya fischer, 1814- Sul do Brasil através  do Paraguai ao norte  da Argentina , P.y melantho thomas, 1914 - Faixa Andina nos vales do Peru e no Brasil no oeste da Alta Amazônia superior.


Cabeça-corpo 48,8-83,2 cm, cauda 27,5-59 cm; peso 3,7-6 kg. Os machos adultos maiores é mais pesados que as fêmeas adultas.Exceto por uma marcação fraca no rosto e na barriga, a pele do Jaguarundi é uniforme em cor.Há duas fases de cor principais cinzento e vermelho-marrom.Fases de coloração intermediárias e melânicos são comuns.A coloração varia consideravelmente ,desde o preto, marrom para cinza, areia ou ao marrom avermelhado.Gatinhos de ambas as fases de cores podem nascer na mesma ninhada.Jaguarundis podem ser distinguidos de outros gatos pequenos e médios pela sua pelagem imaculada, pernas curtas, corpo alongado e cauda relativamente longa.A cabeça pequena e magra tem orelhas curtas arredondadas e nela falta a mancha branca característica encontrada em muitos outros felinos.O jaguarundi tem uma aparência quase mustelídea  e é ocasionalmente confundido com a irara.

Encontrados em uma grande variedade de habitats,incluindo florestas semi-áridas, carrascais de espinhos,pastagens, cerrado, caatinga,chaparral, áreas pantanosas,floresta subtropical, floresta tropical decídua, floresta semi decídua e floresta úmida. Eles são mais frequentemente vistos em áreas de mata densa misturada com aberturas e bordas com áreas abertas.Em Belize,os Jaguarundis foram mais frequentemente associados a Habitats ribeirinhos e campo. No Paraguai, é encontrado em matas,ao longo das bordas das floresta,e em tiras de mato misturado com gravatás. No Brasil ocupa todos biomas terrestres.


Predam principalmente animais com peso inferior a um quilograma, mas,ocasionalmente, matam presas maiores.Em Belize, um exame de 46 amostras de fezes de Jaguarundi revelou que os pequenos mamíferos,principalmente ratos e camundongos (Muridae,Heteromyidae) foram presas dominantes, as aves em segundo lugar em frequência  de ocorrência ,seguidas por gambás e frutas. Artrópodes foram encontrados em 72% das amostras.Na Venezuela, os ratos e coelhos ocorreram em cerca de metade dos estômagos examinados, além de répteis (Teiidae, Iguanidae) e aves em cerca de metade dos estômagos.Os estômagos de dois jaguarundis no Brasil continham os restos de um preá, um lagarto teiido e varias aves (tinamidae,Columbidae). Jaguarundis também tem sido observados se alimentando de peixes characidae que estavam presos em pequenas piscinas naturais.A maioria das presas é pega no chão, e muitas das aves identificadas em fezes são espécies que gastam um tempo,considerável de forrageamento no chão.O jaguarundi é principalmente diurno, e começa a se mover pouco antes do amanhecer e permanece ativo durante todo dia até o entardecer. O Jaguarundi tem pupilas redondas, em vez de mais elíptica como outros gatos, e isto pode ser um reflexo de seus hábitos mais diurnos.A área necessária para sustentar uma população viável desta especie é difícil de estimar porque depende de muitas variáveis.A maioria das observações de jaguarundis na natureza são de indivíduos solitários, no entanto,em cativeiro membros da família são bastante sociáveis.O estro é cerca de 3-5 dias ,e o ciclo estral dura cerca de 53 dias. Fêmeas em estro ronronam enquanto urinam na marcação de seu território. Depois de um período de gestação de 70-75 dias a fêmea dá a luz 1-4 filhotes. Em estado selvagem, ninhos foram localizados em bosques, arvores ocas, e camadas espessas de grama. Gatinhos nascem com barrigas malhadas .Em cativeiro,o jovem atinge a maturidade sexual de 1,4 para 2,2 anos.

Considerado, relativamente comum na América do Sul,listados no Apêndice 11 da CITES, Classificados como least concern na lista Vermelha da IUCN. O Jaguarundi não esta sujeito aos mesmo níveis de pressão de caça como os gatos pequenos malhados e a espécie pode viver em habitats humanos modificados,enquanto não é perseguido, podendo sobreviver ao lado de seres humanos.
Citação: Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist.


Identificação feita por Luiz Pires - Diretor do Zoo de Bauru/SP.

NOTA DO BLOG: Eu estava fazendo observação de aves. De repente, eu vi mexer na vegetação, fiquei imóvel, e vi a carinha deste bicho lindo, ficamos nós dois imoveis, um olhando para o outro Tudo muito rápido. Fiz fotos precárias, dada a dificuldade de foco. O vídeo ficou melhor. Segundos de êxtase para mim


AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DO GATO-MOURISCO PUMA YAGOUAROUNDI (É. GEOFFROY SAINT-HILAIRE, 1803) NO BRASIL

Diego Queirolo, Beatriz de Mello Beisiegel, Tadeu Gomes de Oliveira

RESUMO

Puma yagouaroundi tem ampla distribuição no Brasil, porém ocorre em baixas densidades populacionais (0,01-0,05 ind/km2). A área dos remanescentes de cada bioma brasileiro foi utilizada para estimar a população da espécie em cerca de 2.000-264.000 indivíduos, considerando respectivamente as densidades mínima e máxima. Para carnívoros em baixas densidades populacionais, o número de indivíduos maduros (Ne) pode variar de 0,1 a 0,4 do tamanho populacional. Por precaução, foi assumido o valor de 0,1, de acordo com o subitem 4.3.1 da IUCN (2011), resultando em uma estimativa de 5.200 - 26.400 indivíduos. Por terem sido considerados todos os remanescentes de vegetação, inclusive fragmentos muito pequenos onde a espécie certamente não ocorre, já que a área de ocupação da espécie é substancialmente menor do que a área total de remanescentes, optou-se por considerar o limite inferior da estimativa populacional. Portanto, em um cenário mais conservador, a população efetiva da espécie é de apenas 5.200 indivíduos, e certamente inferior a 10.000 indivíduos. Adicionalmente, estima-se que nos próximos 15 anos (três gerações) poderá ocorrer um declínio de pelo menos 10% desta população em razão principalmente da perda e fragmentação de habitat pela expansão agrícola. Portanto, a espécie foi categorizada como Vulnerável (VU) C1. Há conectividade com as populações dos países vizinhos, porém não existem informações sobre a dinâmica fonte-sumidouro.

CITAÇÃO: Avaliação do risco de extinção do gato-mourisco Puma ...


BICHOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário