quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Morpho achiles



Identificada no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais
por Jose Antonio Santos Sousa.



Introdução
É uma fonte de diversão para os lepidopterologistas que o público em geral na América Latina sempre se refere a cada uma das espécies Morpho como se fossem apenas uma criatura - "o Morpho Azul". Na verdade, existem pelo menos 29 espécies descritas, possivelmente mais, já que o status de algumas subespécies é sustentado por certos taxonomistas que consideram que elas deveriam ser elevadas à categoria de espécies completas.

As deslumbrantes asas azuis das borboletas Morpho são enormes em relação ao tamanho do corpo, resultando em um padrão de voo lento e saltitante muito característico. O efeito é que a parte superior azul brilhante parece piscar como um farol ao alternar em voo com a superfície inferior escura. Isso torna difícil para um pássaro seguir o vôo. Se for atacado quando na asa, o padrão de voo lento e preguiçoso muda instantaneamente para uma manobra evasiva e selvagem, após a qual a borboleta mergulha na floresta onde se instala instantaneamente. Um pássaro perseguidor ainda está, é claro, em busca de um inseto azul brilhante, mas o Morphofecha suas asas, exibindo o lado inferior marrom escuro e frustrando o programa de busca do pássaro. Se o pássaro conseguir localizar a borboleta sedenta, invariavelmente aponta seu ataque para a característica mais proeminente - neste caso, o ocelo, errando totalmente o corpo e permitindo que a borboleta escape.


Andrew Neild (autor de Butterflies of Venezuela) descreve as diferenças entre helenor e Aquiles : " Em helenor, a faixa submarginal esbranquiçada na parte inferior da asa posterior se alarga em direção ao ápice e é geralmente mais larga no ápice; em Aquiles, ela se estreita em direção ao ápice, e é geralmente mais largo / mais largo em sua seção intermediária. Além disso, mas nem sempre, no FW , no espaço 3 ( aquele que geralmente tem o maior ocelo FW ), a faixa larga e pálida quase sempre tem a forma de meia-lua. Em Aquiles , é geralmente triangular ou quase em forma de crescente, mais largo do que em helenor simpátrico . "Morpho Aquiles é uma espécie comum encontrada na Colômbia, Venezuela e Guiana, ao sul ao longo dos Andes à popa até o Peru e a Bolívia. Existem 8 subespécies nomeadas.  

Habitats
Esta espécie está restrita a habitats de floresta tropical em altitudes entre 0-1000m. 

Ciclo da vida.
Não tenho dados específicos para Aquiles . Os ovos da maioria das outras espécies de Morpho têm forma de cúpula e são verdes claros com um estreito anel avermelhado próximo ao topo. A maioria dos Morphos aparentemente botam seus ovos individualmente, mas várias espécies de Morpho têm larvas gregárias, sugerindo fortemente que seus ovos são colocados em grupos. Totalmente as larvas crescidas são roliças, com uma cabeça grande. Seus corpos são lindamente modelados com finas linhas longitudinais de vermelho brilhante, amarelo e preto, e cobertos com finos pelos castanhos que são tufados perto da cabeça e cauda, ​​e no meio das costas. As larvas de Morpho alimentam-se das folhas de uma grande variedade de árvores da família Fabaceae, incluindo Macharium , Pterocarpus, Lonchocarpus , Swartzia e Dalbergia . As larvas possuem glândulas eversíveis no tórax que emitem um forte odor como defesa contra predadores. As pupas são verdes claras e bulbosas, e estão suspensas de um caule ou folha da planta alimentar.

Comportamento adulto
Os machos de Aquiles patrulham para frente e para trás ao longo de rios e riachos, em busca de fêmeas. Eles são mais ativos pela manhã e passam a maior parte da tarde visitando corridas de seiva, alimentando-se de frutas podres ou sentados imóveis na folhagem na escuridão da floresta. As fêmeas, que são reconhecidas pelas bordas escuras mais largas nas partes superiores, são vistas com muito menos freqüência.

Ambos os sexos fecham suas asas imediatamente após o pouso, mas periodicamente as abrem para dar um breve vislumbre da parte superior azul deslumbrante. Esse comportamento é mais pronunciado em machos com poças de lama, que agitam repetidamente suas asas enquanto pulam no solo em busca de minerais dissolvidos.

Citação: 
Butterflies of Amazonia - Morpho achilles


BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 36


Nenhum comentário:

Postar um comentário