quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Tarumã

Vitex montevidensis Cham.


Nomes Populares - tarumã , azeitona- do-mato, tapinhoan, tarumã-preta, tarumã-de-montevideu, tarumã-do-mato, tarumã-azeitona, azeitona- brava,azeitona-da-terra, tarumã-romã, sombra-de-touro.

Características morfológicas - Altura de 5-20 m ( 6-12m quando isolada), com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas 3-7-folioladas (em geral 5) folíolos cartáceos, nervuras salientes na face inferior, de 5-9 cm de comprimento.


Ocorrência - Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o  Rio Grande do Sul, nas florestas de pinhais e semidecíduas( da bacia do Paraná e de altitude)

Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,81 g/cm3) resistente, textura média, de ótima durabilidade mesmo em ambientes externos.

Utilidade - A madeira é empregada em construção civil, obras hidráulicas e expostas, como dormentes,postes,mourões, esteios,vigas de pontes para confecção de cepas de tamanco,tonéis, etc. As flores são melíferas. Os frutos são comestíveis e também muito procurados por macacos, pássaros e outras espécies da fauna. A árvore é bastante ornamental e pode ser aproveitada para o paisagismo e para a arborização urbana. Planta rústica e adaptada ao crescimento em áreas abertas, pode ser empregada para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, principalmente em beira de rios e represas.

Informações ecológicas - Planta decídua, heliófita,  indiferente as condições físicas do solo, característica das florestas de altitude e da bacia do Paraná. Ocorre tanto no interior da mata primária densa como em formações abertas e secundárias. Pode ser encontrada em vários ambientes, de solos muito secos, pedregosos e até muito úmidos nas matas de galeria. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis amplamente disseminadas pela fauna

Fenologia - Floresce durante os meses de outubro-dezembro junto com o aparecimento das novas folhas. Os frutos amadurecem em janeiro-março.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da arvore quando iniciarem a queda espontânea ou recolhe-los no chão após a queda .Em seguida despolpa-los manualmente em peneira sob água corrente e leva-los ao sol para secagem. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 4.000 unidades.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo que colhidas diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 40-60 dias e a taxa de germinação não ultrapassa 10% .O desenvolvimento das mudas é rápido ,atingindo o tamanho adequado para o plantio no local definitivo em menos de 7 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado.

Citação: ÁRVORES BRASILEIRAS - HARRI LORENZI.



ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 44


Nenhum comentário:

Postar um comentário