quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
Proteção Animal - Gambás - Numero 1
domingo, 27 de dezembro de 2020
Flores silvestres de Arceburgo/MG - Numero 4
Nas minhas andanças pelas matas da minha cidade, fazendo observação de aves, sempre me chama atenção as flores silvestres. Também por onde vou, quer seja do Parque Nacional da Serra da Canastra, Itatiaia...lá estão elas dando colorido e vida na paisagem local. Interessante que muitas são rasteiras, dai a necessidade de se agachar como uma criança, ou ajoelhar, como se fosse uma reverencia a planta, a natureza, ao próprio Criador. Isto para entrar em contato com a planta, e consequentemente fotografar. Nesta ação vejo, sinto DEUS.
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
Strymon mulucha
www.learnaboutbutterflies.com ›
Especie identificada por Tiago Barbosa, no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais. Fotografei esta borboleta no jardim do meu quintal, visitando a flor da Odontonema.
BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 39
POLÍCIA-INGLESA-DO-SUL
Sturnella superciliaris
Comum ,de forma localizada, com ocorrência ampla em campos e pastos mais viçosos.Até 1000 m de altitude. Macho na época de cria, preto por cima com sobrancelha branca atrás do olho; ombro vermelho (bem visível em voo). Garganta e peitos vermelhos, barriga preta. Fora da época de cria, com plumagem nova, as penas tem pontas pardas que ocultam o preto e vermelho, mas a sobrancelha branca e visível, embora menos definida. Fêmea rajada de preto e branco e pardo por cima, com estria na coroa e sobrancelha pardas; parda pra baixo, peito lavado de rosa, flanco e barriga com rajado escuro. Prefere capim alto, onde pode ser difícil de ver fora da época de cria, não se associa a outras aves, e pode alimentar-se perto do gado. Sociável, na cria forma "colonias" difusas, em que cada defende um pequeno território e passa longos períodos no alto de um arbusto. O macho canta durante um voo de exibição , dá um zumbido ao subir e formas notas "tchuk" ao cair de volta.
Citação:Aves do Brasil Mata Atlântica do Sudeste - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.
sábado, 19 de dezembro de 2020
Rekoa palegon
Rekoa palegon (Cramer, 1780)
A espécie foi identificado no Grupo BORBOLETAS E MARIPOSAS NEOTROPICAIS POR Tiago Barbosa.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE GAUXUPÉ-2019
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
GUARANAÍ
Trepadeira nativa da região Sul e Sudeste do Brasil, é encontrada abundantemente no Estado de São Paulo, sendo até conhecida localmente como Guaraná Paulista. Segundo nosso grande amigo e colecionador de frutas raras, Helton Josué, do Projeto Colecionando Frutas, o Guaranaí apresenta os mesmos usos do Guaraná do Amazonas (Paullinia cupana).
A polpa branca de seus frutos pode ser consumida in-natura, igual ao guaraná amazônico, possuindo sabor levemente adocicado. Com o devido preparo, os frutos podem ser utilizados para o preparo do xarope de guaraná, gerando uma bebida muito saborosa e apreciada.
Planta de crescimento rápido e vigoroso, deve ser plantada junto a cercas, alambrados ou treliças para fornecer apoio adequado ao desenvolvimento da mesma. Produz frutos em grande quantidade nos meses de Janeiro a Março, porém é possível frutificar outras vezes durante o ano.
Muito rústica, aceita praticamente todos os tipos de solos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode facilmente ser cultivada em vasos, desde que tenha algum suporte para auxiliar seu crescimento. Seus frutos são atrativos para diversas espécies de pássaros.
Citação/Texto: Ciprest. www.ciprest.com.br
Diria que pela beleza dos frutos, podemos considera-la |Ornamental.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
capacetinho-do-oco-do-pau (Microspingus cinereus) ave ameaçada, é registrada em Arceburgo-MG
Foi com alegria que neste sabado 12.12.2020, fiz o registro desta linda ave aqui em Arceburgo-MG.
Ela esta ameaçada e classificada como vulnerável -VU -
No site do WikiAves constam no Brasil 1.386 registros dela.
Destes 1.386, a maioria foram feitos em Minas Gerais 908 registros. Nota-se também que a incidência destes são somente em três estados: Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
sábado, 12 de dezembro de 2020
Catonephele acontius.
Identificação dos amigos Gustavo Mattos, Alessandra Dalia do Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais.
A espécie da foto é uma fêmea.
BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 37
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
Cachoeira Antares
São Thomé das Letras
Esta linda cachoeira esta inserida em uma area de transição de dois Biomas. O da Mata Atlântica e Cerrado. Neste ambiente ocorrem diversas formas de vida características de ambientes florestais e também campos de altitude. Muitas espécies da flora e fauna Brasileira compõe esta rica e bela paisagem tropical. Aqui podem ser encontrados macacos, tucanos, papagaios, serpentes, borboletas e diversos insetos, aranhas, fungos e líquens.
Estas informações acima estão em uma placa na trilha que leva a Cachoeira.
Citação:https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sao-thome-das-letras/cachoeira-antares
CACHOEIRAS DO BRASIL - NUMERO 27
CACHOEIRAS DE MINAS GERAIS - NUMERO 21
CACHOEIRAS DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS - NUMERO 1
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Pintado Albino
Pseudoplatystoma corruscans
FAMILIA PIMELODIDAE
TAMANHO MÁXIMO: 1500MM
O primeiro aquário do Mato Grosso do Sul
Parte 2
Além de ser uma programação urbana e educativa é possível interagir com arraias no tanque sensorial.
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
BEIJA-FLOR-DE-GARGANTA-VERDE
Amazilia fimbriata
Comum, de ocorrência ampla em borda de mata e capoeira,áreas abertas com árvores,jardins, restingas e campos rupestres. Há duas formas na região, uma na porção costeira e encostas serranas, do Espírito Santo para o sul, a outra no interior; talvez sejam espécies distintas. Até 1200 m de altitude. Mandíbula rosada. Aves ¨costeiras¨ (A) são verdes-brilhantes por cima, às vezes com pontinho branco atrás do olho, cauda preta com brilho azul-esverdeado. Pescoço-verde-azulado iridescente, laterais e flanco mais verdes, meio do peito e da barriga brancos. Aves ¨do interior¨ (B) sobretudo de O de Minas Gerais, são parecidas, mas em média menores, com pescoço verde iridescente menos azulado. Compare com o beija-flor-de papo-azul e com o beija-flor-variado. Comportamento como o do beija-flor-de-papo-azul, parece preferir regiões mais úmidas. Canto, uma nota ¨tzz¨ repetida; nas aves ¨costeiras¨ em geral dupla (tz-it) e repetida múltiplas vezes.