quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Proteção Animal - Gambás - Numero 1


Foto minha na Secretaria de Meio Ambiente, ela criou seu sfilhotinhos num local, protegido e quentinho, um minhocário desativado.

Quantas atitudes nós humanos temos que rever. Principalmente ao Reino Animal. Aqui hoje faremos defesa dos Gambás.

Me recordo na minha infância que eles eram atacados, e até mortos por comer ovos nos galinheiros.

Converse com seu aluno, seu filho, seus amigos sobre...


Gambás não oferecem risco algum aos seres humanos. Muitos confundem os gambás brasileiros com a espécie norte-americana ou as jaritacacas: aquelas pretas que têm uma faixa branca nas costas. Mas, ao contrário delas, os nossos gambás não erguem o rabo para esguichar o tão temido “fedorzinho”.

A constar, a maior defesa deles é se fingir de morto.

O primeiro fato encantador sobre os gambás, é que são marsupiais. Ou seja, as fêmeas carregam seus filhotes até que eles atinjam tamanho e maturidade adequados para serem independentes – assim como os coalas e cangurus.

.Se você morre de amores por cangurus carregando seus filhotes, por exemplo, eis a oportunidade de morrer de amores em terras brasileiras mesmo!

Quem mora em casa pode enfrentar desafios com alguns desses espertinhos tentando filar restos de comida. Essa é a forma que alguns animais silvestres encontraram de sobreviver no ambiente urbano. Mas pense bem, se eles estão ali é porque há oferta de alimento fácil.

“Cabe a nós adequar nossas residências para evitar que alguns animais se alojem ou encontrem alimento fácil ali dentro. Com isso, delimitamos um espaço confortável em que podemos viver sem competir com outras espécies”, conclui Roberto Vieto, nosso gerente de vida silvestre.

Seja por confundi-los com ratazanas ou achar que oferecem risco, algumas pessoas acabam machucando ou até mesmo matando gambás cruelmente. Mas, além de inofensivos, eles são extremamente importantes na dispersão de sementes e controle de pequenos invertebrados – como baratas, por exemplo.

É, pode agradecer aos gambás por essa!

14 de ago. de 2018 — ... Animal Protection. Morcego, lagartixa e gambá ... O primeiro fato encantador sobre os gambás, é que são marsupiais. Ou seja, as fêmeas .

DEFESA DOS ANIMAIS - GAMBÁS - NUMERO 1

Para saber mais sobre os Gambás, aqui no Blog , acesse:
30 de set. de 2013 — Gambá-de-orelha-branca. Didelphis albiventris Lund, 1840. Outros nomes populares: Gambá, raposa, 

Nosso Blog, recebeu mais visitas no Estado de São Pauloaté agora. 
Pela ordem, as cidades de: Barueri, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto, Santos, Americana, Limeira, São José dos Campos, Francisco Morato, Sorocaba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário