domingo, 13 de junho de 2021

Lágrima-de-Nossa-Senhora

 Coix lacryma-jobi L.


Nomes populares - capim-de-contas, lágrima-de-nossa-senhora, capim-de-nossa-senhora, lágrima-de-santa-maria, capiá, conta-de-lágrimas,  capim-rosário, biurá, biuri, capim-missanga, lágrima-de-jó, adlai. 

Características gerais - herbácea cespitosa, geralmente anual, ereta, de colmos cheios e glabros, com enraizamento nos nós inferiores, de 1,0-1,8 m de altura, originário da Ásia tropical e naturalizada em quase todo Brasil. Folhas cartáceas, glabras em ambas as faces, com margens serrado-espinescentes, de 10-20 cm de comprimento. Inflorescências terminais e axilares, em racemos curtos e inclinados. Fruto globoso, liso-vernicoso, duro, perolado de cor esbranquiçadas ou pretas. Multiplica-se apenas por sementes.

Usos - planta de crescimento vigoroso e espontâneo, é considerada planta daninha quando cresce onde não é desejada. Os frutos são empregados por indígenas para confecção de adornos e população rural e artistas para trabalhos artesanais, como contas de rosários e utensílios. No interior dos grãos existe uma reserva amilácea rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, que podem ser transformadas numa farinha de alto valor nutritivo. Esta planta é tradicionalmente usada na medicina popular há séculos, havendo registros de seu uso pelos chineses do ano 200 da Era Cristã, onde ainda é usada hoje, principalmente como diurética e para combater a rigidez das articulações que ocorre em doenças reumáticas. Entretanto a eficácia e segurança do seu uso não foram comprovadas cientificamente. Sua utilização nos dias de hoje vem sido feitas com base base na tradição popular. Assim seus frutos (grãos), na forma de tintura, ou simplesmente triturados, são utilizados para reduzir inflamações, aliviar dores e espasmos, baixar febre e baixar a febre e controlar infecções causas por bactérias e micoses, age também como tônico da vesícula, com efeito sedativo e, em doses elevadas, faz baixar os níveis de açúcar do sangue. É considerada diurética, anti-séptica das vias respiratórias e urinárias e anti-reumática. Externamente é indicada a tintura em fricções e decocto em banho contra reumatismo, segundo a literatura etnofarmacológica. Um estudo farmacológico  com esta planta constatou a atividade antitérmica, diurética e re4laxante muscular; demonstrando também o efeito relaxante da musculatura é atribuído ao coixol, um dos componentes encontrados nos grãos.

Citação - Plantas Medicinais no Brasil - nativas e Exóticas - Harri Lorenzi e F.J.Abreu Matos.


Nota do Blog:

O terço da foto foi feito pelo artesão de Arceburgo-MG, Mauricio Batista de Moraes, para o educador, historiador  também da nossa cidade, Sander Rogério Ribeiro-Pereira.

A planta apresentada encontra em estado nativo, em um  pequeno córrego da Fazenda Retiro da Água Limpa, com frutos, nesta época. Veja foto abaixo.

PLANTAS MEDICINAIS DE ARCEBURGO-MG-NUMERO 11 




2 comentários:

  1. Tantos segredos se encontram apadrinhados nas plantas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amiga. Tudo bem contigo.
      Feliz colocação. A natureza é um cofre, um tesouro escondido.
      Sempre tem suas surpresas.

      Excluir