quarta-feira, 1 de março de 2023

Tico-tico-rei-cinza

Coryphospingus pileatus
(Wied, 1821)


O tico-tico-rei-cinza é um passeriforme da família Thraupidae.
Também conhecido como abre-fecha, maria-fita (Rio Grande do Norte, Pernambuco Alagoas e Paraíba), cravina, galinho-da-serra, batalha, tico-tico-do-sertão e tico-tico-rei, primavera (Rio Grande do Norte), galo-de-campinha (norte da Bahia), cocó-de-fita, Maria-fiteira, fiteira (Pernambuco), galo-de-campina, abre-e-fecha (sul do Piauí), cristinha (interior da Bahia), sibispo, soldadinho e tico-tico-de-mato-virgem (Minas Gerais) e laço-de-fita (interior do Ceará).

Seu nome científico significa: do (grego) korus, koruthus, koruphē = capacete, coroa da cabeça; e de spingus, spiza, spizō = tentilhão, pássaro; e do (latim) pileatus = pileado, com píleo, com boné, boné. ⇒ Tentilhão com coroa e píleo ou pássaro coroado com píleo.

Características
Mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesa entre 12 e 18 gramas. (Jaramillo, 2016).
O macho da espécie apresenta coroa na coloração preta com píleo de coloração vermelho vibrante que nem sempre fica exposto mas torna-se um belo ornamento quando este se apresenta eriçado. Sua coloração geral é cinza, sendo que as porções superiores do corpo como face, dorso asas e cauda de coloração cinza escuro e as porções inferiores do corpo como garganta, peito, ventre e crisso de coloração cinza claro. Os olhos escuros apresentam contrastante anel periocular branco. O bico é cônico e apresenta a maxila de coloração cinza e a mandíbula na coloração cinza-rosada.
A fêmea é bastante semelhante ao macho da espécie, inclusive apresentando o anel periocular branco. Entretanto não apresenta a coroa preta e o belo píleo vermelho. Sua coloração geral é pardo-acinzentada, sendo mais escura na porção superior e mais clara na porção inferior do corpo.
O juvenil da espécie apresenta o peito e os flancos com forte estriado escuro e o restante da plumagem bastante semelhante a plumagem da fêmea da espécie.

Alimentação
É predominantemente granívoro, esmagando as sementes com o bico. Come também insetos e outros artrópodes. Há registros desta espécie comendo frutas durante o outono e o inverno, o que sugere uma alimentação alternativa quando há menos artrópodes disponíveis.

Reprodução
Faz o ninho em formato de tigela, semi-esférico. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos de coloração branca sem manchas, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Seu ninho é parasitado pelo vira-bosta (Molothrus bonariensis), que coloca os ovos para a fêmea do tico-tico-rei-cinza chocar.

Hábitos
Vive na caatinga, mata seca e restinga. No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do Coryphospingus cucullatus (tico-tico-rei), encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se. Anda no chão ou nos arbustos baixos, a pouca altura do solo. Na caatinga, procura as poucas fontes de água em bandos numerosos.

Distribuição Geográfica
No Brasil, ocorre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (até o Rio de Janeiro). Ocorre ainda na Venezuela e Colômbia.

Citação:

WikiAves.

Referências

  • Federação Ornitológica de Minas Gerais, Cravina - Disponível em http://www.feomg.com.br/cravina.htm Acesso 24 mai. 2009
  • Marigo, Luiz Claudio. Sertões. n. 27.
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2014.
  • Jaramillo, A. (2016). Pileated Finch (Coryphospingus pileatus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.


AVES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 79

2 comentários:

  1. Sempre novos conteúdos interessantes Ademir. Gratidão sempre!!!

    ResponderExcluir