sábado, 22 de setembro de 2012

Reprodução do Beija-flor-verde-de-peito-azul

Amazilia lactea
(9,5 cm)

FAMÍLIA TROCHILIDAE
SUFAMILIA TROCHILINAE

Ordem Trochiliformes


Etimologia: Amazilia - homenagem a Amazili, heroína inca do romance francês Les Incas, ou la destruction de l' Empire du Pérou, 1777, de Jean François Marmontel; lactea - do latim lacteus = branco como leite, opaco (lac, lactis = leite). Cit Aves Brasileira Johan, Christian Dalgas Frisch.

Época de reprodução
 Nas aves esta ligada as estações do ano.
Tem a muda de penas, migração e a reprodução que todo ano se repete, e no Brasil  como em todo planeta, quer seja pelo aquecimento global e por condições momentâneas climáticas, isto pode ser variável. Uma seca que se prolonga as chuvas atrasadas , etc.

Área territorial e nidificação
Os beija-flores possuem uma área territorial individual muito muito grande, delimitada pela área de alimentação; mas a área de nidificação é mais restrita e esta contida dentro da área territorial. Cada femea procura sempre nidificar no mesmo local, chegando, em muitos casos, de algumas especies,  a efetuarem a superposição de novo ninho sobre o ultimo anterior. Existem casos de até quatro ninhos superpostos.
O abandono desta área preferida e escolhida se  da por acidente, seja pelo rompimento do ramo ou suporte de sustentação do ninho, ou ainda por perseguição de um predador, ou ainda serem perturbados por outro animal nas proximidades.


Esta especie pode ser observada visitando as flores de Ingazeiras, próximas aos rios e também no  Eucalyptus robusta, Genipa americana e Citrus sps., além de muitas outras.
Também é visto em pomares e área urbana (jardins).


Nidificação, postura, incubação, cuidados com a prole a cargo da fêmea. A parada nupcial, e a exibição da plumagem é a fase de maior galanteio, com a contração e soltura da parte iridescente da garganta, para ativar a mudança de nuance da coloração, bem como a abertura do bico que se faz por algumas vezes, ao mesmo tempo que abre a cauda e emite som rápido em trinado com certa melodia. O ninho é construído num ramo horizontal, a uma altura do solo que varia de um e meio a três metros.
A incubação dos dois ovos é feita em 14 dias e os jovens nidícolas deixam o ninho aos 22 dias de idade. Cit Aves do Brasil, Augusto Ruschi.


Fiz estas fotos na Praça do Sacaia, o Beija-flor construiu seu ninho numa altura de 2 metros do solo, na linda árvore Pau-de-rosas. Vejam a beleza do ninho. Os liquens e musgo além de dar sustentação ao ninho, também ajudam a torna-lo mais belo.
Nota: Enquanto estava terminado este texto, são 18,26 horas, chegou para cuidar do ninho a femea do Sabiá. Eles fizeram seu ninho em um vaso de cacto-macarrão na minha garagem. A femea já fez a postura de 1 ovo. Ao mesmo tempo uma borboleta olho-de-coruja, entrou e se instalou na minha sala, ao lado do lustre. Resta render-me ao Criador do Universo, e agradece-lo por proporcionar-me tudo isto.

Hoje o Blog no exterior foi visto na Áustria.
Aqui no Brasil nas cidades de: Anápolis-GO, Barroso-MG, Candelária-RS e Fortaleza-CE. 

16 comentários:

  1. Em que árvore(o nome da árvore) está o ninho desse magnifico beija-flor?

    ResponderExcluir
  2. Pau-de-rosas
    Vá na pesquiza do meu blog, escrevi matéria sobre ela, lá vc terá todas informções

    ResponderExcluir
  3. Tem um ninho no quital da nosa casa. Que faço para mandar as fotos .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande no meu email,ou no facebook.
      Não aproxime do ninho, faça fotos de longe.
      Para não estressa-los, e para não correr o risco de abandonar o ninho.
      Não sendo molestados,sempre irão usar o mesmo ninho.

      Excluir
  4. Meus cães mataram a mãe beija flor. Tem dois filhotes no ninho, já bem grandinhos. Como faço para salva-los°

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um copo americano, com agua filtrada e uma colher de açúcar. Coloque no bico deles com uma seringa, sem a agulha, ou um conta-gotas, várias vezes ao dia. Paciência e amor, irá salva-los.

      Excluir
  5. No ninho aqui em casa que já era a segunda postura os filhotes já estavam proximos a voarem, eu viajei e deixei aos cuidados de uma cunhada, no segundo dia recebí a noticia que o ninho e os filhoes tinham desaparecidos .O que pode ter ocorrido. Já que não tem nenhum movimento por perto é murado alto e não ficou ninquem que o prejudicasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a altura, o contexto dai. Gato é uma hipótese, coruja, gavião...

      Excluir
  6. Caros, moro no 12° andar, há um ninho com um filhote na minha varanda, mas a mãe não aparece há pelo menos dois dias. Ele provavelmente nasceu a duas semanas, estamos angustiados. Oque podemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere, observe, pode ser que apreceça...porém se não aparecer terá que tratar no bico....um copo americano de agua filtrada, 1 colher de açuçar, de no bico com conta gotas.

      Excluir
  7. Qual o mes em que os beija flor procriam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primavera/verão. Mas isto pode variar de acordo com região/clima...

      Excluir
  8. Tem um beija flor que esta a 2 dias ao lado do bebedouro cantando . De vez em quando vem um voa ao seu redor e vai embora. Pode haver possibilidade de querer fazer ninho aqui em casa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele esta por ai, o ninho será por perto. E se tem fonte de alimentação, aumenta esta possibilidade.

      Excluir
  9. Bom dia, coloquei um bebedouro em casa para beija flor, no primeiro dia apareceu um, agora em um mês já tem mais de 20,tive q comprar outro bebedouro, o notável é que não para de aparecer, ficam aos montes na minha varanda e já contei 5 espécies diferente inclusive o beija flor marrom do rabo branco q é encontrado nas matas, nunca havia visto tamanha variedade e quantidades juntos e cada vez tá aumentando, oq faço?

    ResponderExcluir
  10. Rogério boa tarde.
    Ai de você colocar ou não, mais bebedouros. Deve ter muito por ai, o que é bom.
    Eu, particularmente, defendo o uso natural de jardins para eles.

    ResponderExcluir